Nova Carteira de Identidade Nacional passa a ser emitida em todas as unidades do SAC na Bahia
A partir desta segunda-feira (11), a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) estará disponível para emissão em todas as unidades do SAC na Bahia. O órgão anunciou a expansão nesta sexta-feira (8), completando quatro meses desde o lançamento da CIN no estado.
Unidades atendidas
Com a ampliação, a CIN chega a novos Pontos SAC, como Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique.
Ao todo, 90 unidades da rede SAC na Bahia, incluindo três carretas do SAC Móvel, já estão aptas a emitir o novo documento.
Agendamento obrigatório
Para obter a nova identidade, é necessário agendar o atendimento com antecedência. O agendamento pode ser realizado pelo aplicativo ou site do SAC, ou pelos números de call center: (71) 4020-5353 para ligações de celular e 0800 071 5353 para fixo.
Detalhes sobre a CIN
A primeira via da CIN é gratuita e tem como base o CPF, que se torna o número único de identificação do cidadão. Para obter o documento, é exigida a apresentação da certidão de nascimento ou de estado civil em sua versão original. Se a certidão estiver plastificada, é necessário apresentar também uma cópia.
A nova CIN permite a inclusão de dados adicionais, como números de documentos (CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar) e informações de saúde, como condições médicas e deficiências. O documento também possibilita a inclusão de tipo sanguíneo, fator RH e escolha de ser doador de órgãos, além de permitir o nome social, caso o cidadão deseje.
A CIN possui uma versão digital, que fica disponível no portal GOV.BR três dias após a impressão. O documento conta ainda com um QR Code para validar a autenticidade e facilitar o acesso aos dados.
Prazo para atualização e validade
Os cidadãos não precisam atualizar imediatamente para o novo documento. O modelo antigo, o RG, permanecerá válido até 28 de fevereiro de 2032. Já a CIN tem validade variável conforme a idade do titular: cinco anos para crianças até 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos, e validade indeterminada para quem tem mais de 60 anos.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.