Obra para levar água tratada para localidades rurais de Piritiba é autorizada pelo Governo do Estado e Embasa
O Governo do Estado anunciou, no último sábado (9), um pacote de novas obras de infraestrutura para o município de Piritiba, no Centro Norte da Bahia. Na oportunidade, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o presidente da Embasa, Leonardo Góes, autorizaram o início da construção de um novo sistema de abastecimento para beneficiar com água tratada as localidades de Tabela, Riacho da Ovelha e Tamanduá.
Com prazo de execução de 180 dias, a obra com investimentos da ordem de R$ 1,4 milhão está prevista para começar ainda este mês de novembro e deverá estender 30.600 metros de rede para atender cerca de 200 famílias da zona rural de Piritiba.
A estação de tratamento do França fornecerá água para as quatro localidades rurais do município de Piritiba, que serão abastecidas pela produção da estação, que terá obras de ampliação anunciadas.
“É uma satisfação trazer essa boa notícia para a população da zona rural de Piritiba. São intervenções que vão melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais, que precisam de água tratada e de qualidade na torneira”, declarou o presidente.
Para esta obra, o Governo do Estado e a Embasa anunciaram investimentos da ordem de R$ 17,2 milhões para ampliar a estrutura da estação de tratamento do França, que vai possibilitar, após a sua conclusão, incrementar a vazão de água tratada produzida em 65 litros por segundo (l/s), passando dos atuais 80 l/s para 145 l/s, atendendo os três municípios: Miguel Calmon, Mundo Novo e Piritiba. A obra terá recursos captados do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, cujo processo licitatório para contratação da empresa construtora está em andamento.
Projeto – Durante a solenidade em Piritiba, o Governo da Bahia também autorizou a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) a contratar por meio da Embasa uma empresa para elaborar projeto para a implantação do novo sistema de abastecimento de água de Sertão Bonito.
“Temos um estudo de viabilidade técnica que aponta a necessidade de investimentos na construção de uma estação de bombeamento para atendimento da área, e já temos a previsão de uma nova visita para o estudo de viabilidade, visando dar andamento aos estudos para a elaboração do projeto técnico de referência”, explica o presidente da Embasa.