Itamar Vieira Junior vence pela segunda vez o Prêmio Jabuti
A literatura baiana foi destaque mais uma vez no Prêmio Jabuti, elaborado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e considerado como o mais importante reconhecimento literário do Brasil.
O livro “Salvar o Fogo“, do baiano Itamar Vieira Junior, foi eleitor o Romance Literário de 2024 na premiação que aconteceu nesta terça-feira (19), em São Paulo.
Esse é o segundo romance do baiano, já premiado com o mesmo troféu pelo best-seller Torto Arado há quatro anos. “Salvar o Fogo” coloca em cena a vida de mulheres do sertão baiano ameaçadas pela dominância da igreja sobre suas terras.
Itamar nasceu em Salvador, em 1979, é geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi também vencedor dos prêmios Leya e Oceanos.
Mais obras baianas
Outra baiana a conquistar o prêmio foi Bárbara Carine, que venceu pela primeira vez, na categoria “Educação”, com o livro “Como ser um educador antirracista”.
Na obra, a escritora discute sobre como a educação e a escola podem ser pensadas sem preconceito.
Bárbara Carine também é professora e escritora, fundadora da escola Maria Felipa, primeira unidade de ensino afro-brasileira registrada em uma secretaria de educação do Brasil.