Saiba quem é Ana Paula Minerato e entenda a polêmica envolvendo áudios racistas: “cabelo duro de neguinha”
Ana Paula Minerato, modelo, influenciadora e ex-musa da Gaviões da Fiel, está no centro de uma grave polêmica após o vazamento de áudios atribuídos a ela com teor racista. O caso gerou grande repercussão nas redes sociais e culminou no desligamento de Minerato da escola de samba Gaviões da Fiel e na sua demissão da Band, onde apresentava um programa na rádio Band FM. [ouça os áudios ao final da matéria]
Quem é Ana Paula Minerato?
Ana Paula Minerato é conhecida por sua trajetória no Carnaval de São Paulo como musa da Gaviões da Fiel, escola de samba da torcida organizada do Corinthians.
Além do Carnaval, Minerato conquistou notoriedade ao participar de reality shows, como A Fazenda, da TV Record.
Entenda o caso
No último domingo (24), áudios atribuídos a Ana Paula Minerato começaram a viralizar nas redes sociais. Neles, a apresentadora faz comentários com teor racista, referindo-se a uma mulher negra como “neguinha” e mencionando características físicas de forma pejorativa.
Entre as frases que geraram indignação, estão: “A empregada do cabelo duro. Você gosta de mina do cabelo duro, de neguinha? Porque isso aí é neguinha, né. Alguém ali, ou pai ou a mãe veio da África ali, tá na cara.”
Outro trecho destaca comentários sobre a aparência da mulher: “Ela é feia, hein. Ela é feia. Essa faixa de nega aqui que ela usa…”
Desligamento da Gaviões da Fiel e da Band
Na manhã desta segunda-feira (25), a Gaviões da Fiel divulgou uma nota oficial anunciando o desligamento de Ana Paula Minerato de todas as atividades relacionadas à torcida e à escola de samba.
No mesmo dia, a Band também emitiu uma nota oficial comunicando o desligamento de Minerato da emissora:
“A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa.”
Ouça áudios:
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.