Pessoa morre e três estão soterradas em deslizamento de terra em Saramandaia
Uma pessoa morreu após o deslizamento de terra, registrado na manhã desta quarta-feira (27), na Praça da Baleia, no bairro da Saramandaia, em Salvador. Próximo ao local, no mesmo bairro, Heitor, de seis anos, foi resgatado com vida por volta das 11h40, em meio a aplausos de populares. No entanto, outras três pessoas continuam soterradas.
A Defesa Civil da (Codesal) confirmou a ocorrência e enviou equipes ao local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar também estão atuando na estratégia. O prefeito e vice-prefeita, Bruno Reis e Ana Paula Matos, estão no local acompanhando os resgates.
Moradores iniciaram os resgates antes mesmo da chegada das equipes de atendimento. Informações iniciais apontam o deslizamento atingiu pelo menos dez imóveis.
O homem que morreu se chamava Júnior, de 23 anos, e ele estava sozinho no momento do acidente. A mãe, que mora na casa ao lado, conseguiu se salvar. Ele deixa dois filhos.
Os profissionais já conseguiram localizar outras duas pessoas, ambas com vida, mas que ainda estão soterradas. Os agentes identificaram outra vítima, que ainda não foi encontrada. Informações sobre a identidade delas ainda não foram divulgadas.
Salvador não registrava óbitos em decorrência de deslizamentos há cinco anos.
Novos alertas
Saramandaia registrou um novo deslizamento, de menor proporção, por volta das 12h08. O Corpo de Bombeiros alerta para o risco de outros deslizamentos. Até o momento, a Defesa Civil de Salvador acionou a sirene nos bairros Bosque Real, Olaria, Sete de Abril, Baixa do Cacau, Bom Juá, Voluntários da Pátria, Vila Picasso e Calabetão.
Nas regiões, o órgão solicita que os moradores deixem suas casas e se dirijam aos locais de acolhimento previamente estabelecidos em simulados de evacuação.
Confira fotos do resgate de Heitor, de 6 anos:
Além do deslizamento de terra, Salvador enfrenta diversos problemas com as fortes chuvas
A capital baiana registrou outros transtornos, devido à condição climática, como por exemplo, o capotamento de cum arro na Avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô, uma das mais movimentadas de Salvador, na manhã desta quarta-feira (27). O acidente e pontos de alagamentos causados pela chuva deixaram o trânsito lento na via, sentido Avenida ACM.
Devido às condições climáticas, parte de um casarão desabou na noite desta terça-feira (26) na Avenida JJ Seabra, a Baixa dos Sapateiros, no Centro Histórico de Salvador. O imóvel localizado na esquina com a Ladeira da Saúde funciona como ponto comercial.
Uma árvore caiu no Alto de Ondina, próximo ao Hospital, Jorge Valente, impedindo, portanto, a locomoção no na região. Todavia, a Transalvador e Coelba estão no local.
Diversos bairros, como por exemplo, Sete Portas, Boca do Rio, Paripe, Ribeira e Pernambués também registraram pontos de alagamento.
*Última Atualização realizada às 13h
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.