Cancel Preloader

PS Notícias

Em comemoração aos 50 anos do Ilê Aiyê, cantor Jaucy revela detalhes do Carnaval 2025

 Em comemoração aos 50 anos do Ilê Aiyê, cantor Jaucy revela detalhes do Carnaval 2025

wp header logo 657.png

Compartilhe

Neste ano de 2024, o Ilê Aiyê completou 50 anos de história. Nesta quarta-feira (27), a banda foi entrevistada no programa Pipoco, da Salvador FM, e também concedeu entrevista ao PSNotícias. Entre os temas abordados, estão a rica história do Ilê e a preparação para o Carnaval de 2025.

Assim, o tema do Ilê para o Carnaval do próximo ano é “Kenya: Berço da Humanidade”. Ao PSNotícias, Jaucy, um dos vocalista do bloco afro, revelou detalhes da preparação para a folia.

“Será um carnaval maravilhoso, porque 50 anos não são 50 dias, é boda de ouro. Quinquagenário é uma coisa muito importante. Então, o nosso afro, o nosso mais belo dos belos, Ilê Aiyê, ele é uma entidade. Muito maravilhoso, e com esse tema Kenya, eu acho que teremos canções, tanto do tema como da parte poesia, poética, canções muito lindas”, conta o cantor.

História do Ilê Aiyê

Primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê representa dança, música, arte, luta social, negritude, além de fomentar a valorização da cultura afro e a representatividade negra. Assim, fundado em novembro de 1974 por Antonio Carlos dos Santos Vovô, conhecido como o Vovô do Ilê, a história do bloco coincide com um momento histórico importante. Na década de 1970, o mundo assistiu ao surgimento de vários movimentos que lutavam e incentivavam a valorização da cultura negra.

Foi o caso do movimento Négritude, da prisão de Angela Davis (EUA), da criação do Dia da África (ONU) e da independência de vários países africanos, como Cabo Verde, Angola e Moçambique, entre outros eventos. Assim, nesse contexto que surgiu o bloco Ilê Ayê, que chegou com uma proposta até então inédita no país: um bloco formado exclusivamente por negros.

Dessa forma, o bloco afro eternizou músicas como “Que bloco é esse”, “A força do Ilê”, “Herança e crença”, “O mais belo dos belos e muito mais.

O vocalista Jaucy já vai completar 36 anos à frente do grupo. Atualmente com 53 anos de idade, o artista faz parte da banda desde os 17. Ao PSNotícias, o cantor falou sobre o poder de representatividade do bloco afro.

“É muito importante eu estar participando desse movimento, é uma luta muito grande. Estou muito feliz do nosso bloco afro, essa luta estar completando 50 anos de existência e de muitos resultados positivos para toda a comunidade preta da Bahia, do Brasil e do mundo”.

Explica Jaucy

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3