Sistema de Reconhecimento Facial prende 101 foragidos da Justiça em um mês na Bahia
No período de um mês Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) auxiliou na prisão de 100 foragidos da Justiça em toda a Bahia. A marca de 2.101 prisões foi atingida na quarta-feira (27), após a captura de um suspeito de homicídio e de uma mulher procurada pelos crimes de tráfico de drogas e roubo, nas cidades de Salvador e Santo Antônio de Jesus, respectivamente.
Equipes dos Centros Integrados de Comunicações (Cicoms) de ambas as cidades acionaram integrantes do Comando de Operações Policiais Militares (Coppm) e 14º Batalhão da PM que identificaram os foragidos. Dessa forma, após a confirmação dos documentos pessoais, eles foram conduzidos para a delegacia onde tiveram os mandados de prisão cumpridos.
Além disso, de acordo com a SSP-BA, entre os dias 25 de outubro e 27 de novembro, procurados pelos crimes de tráfico de drogas, estupro, homicídio, pensão alimentícia, roubo, porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa e lesão corporal que passaram por pontos monitorados pela ferramenta acabaram presos.
As prisões aconteceram nas seguintes cidades:
- Salvador;
- Santo Antônio de Jesus;
- Teixeira de Freitas;
- Simões Filho;
- Itaberaba;
- Vitória da Conquista;
- Mata de São João;
- Lauro de Freitas;
- Serrinha;
- Eunápolis;
- Camaçari;
- Vera Cruz;
- Teixeira de Freitas;
- Porto Seguro;
- Candeias;
- Feira de Santana;
- Itamaraju;
- Barreiras;
- Irecê.
Somente em 2024, 848 prisões foram realizadas com o auxílio da ferramenta, batendo o recorde dos anos anteriores com 680 (2023), 348 (2022), 26 (2021), 90 (2020) e 110 (2019).
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.