Lula tem reunião com representante da BYD; saiba detalhes
O presidente Lula (PT) teve um encontro no Palácio do Planalto, em Brasília, com a vice-presidente executiva global e CEO da BYD nas Américas e Europa, Stela Li. Na ocasião, o chefe do executivo federal viu a apresentação do motor híbrido-flex da montadora chinesa, que combina etanol, combustível sustentável amplamente produzido no Brasil, com eletricidade.
A executiva destacou também o avanço das obras do novo complexo industrial da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que será a maior fábrica da empresa fora da China. Com planos de gerar 20 mil empregos diretos e indiretos, sendo 10 mil deles em 2025 — 2 mil em janeiro, 3 mil em maio e 5 mil em agosto.
O presidente Lula foi informado ainda a respeito do planejamento da empresa de produzir seus primeiros veículos no Brasil a partir de março de 2025. A previsão de produção é de 150 mil veículos até o final de 2025, chegando a 300 mil por ano ao final de 2026, destinados a abastecer prioritariamente o mercado brasileiro e o sul-americano.
“Essa será a maior e mais avançada planta de produção de veículos elétricos do mundo fora da China”, afirmou Li.
Acompanharam a reunião o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); o senador Jaques Wagner (PT-BA); o secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, além do presidente da BYD no Brasil, Tyler Li; o vice-presidente sênior da BYD no Brasil e head comercial e marketing da BYD Auto, Alexandre Baldy; e o o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Após a reunião, o presidente Lula foi apresentado ao U8, modelo da marca YangWang, que faz parte do portfólio da BYD. Um dos diferenciais do veículo é sua capacidade de navegar por até 30 minutos, graças ao seu sistema de flutuação de emergência, que permite que o carro continue funcionando mesmo em locais alagados.