Vitória pode ter máximo artilheiro do Brasileirão pela primeira vez; Bahia já emplacou dois
Após escapar do rebaixamento – o que foi considerado pelo seu técnico, Thiago Carpini, como o maior título do clube nos últimos anos – e garantir uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025, o Vitória pode ter algo a mais para comemorar neste domingo, após o final da 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A: ter um de seus atletas sendo o artilheiro máximo da competição.
Com 14 gols, o atacante Alerrandro divide o posto com o também atacante Yuri Alberto, do Corinthians. Os dois devem entrar em campo, na tarde deste domingo (8), tendo como foco a premiação individual. Enquanto o jogador do alvinegro paulista tentará marcar contra o Grêmio, em Porto Alegre, Alerrandro, pelo Leão da Barra, estará no Maracanã no duelo contra o Flamengo. As partidas acontecem a partir das 16h, horário de Brasília.
Na Série A de pontos corridos, em alguns anos, atletas rubro-negros ficaram próximos de atingir essa marca. Em 2016, o atacante Marinho fez 12 gols, ficando a apenas dois distante dos artilheiros máximos da edição daquele ano: Diego Souza (Sport), Fred (Atlético-MG) e William Pottker (Ponte Preta), que balançaram as redes 14 vezes.
Em 2013, quando o Vitória ficou muito perto de disputar a Libertadores, mas acabou na 5ª colocação, Dinei terminou na vice colocação após 16 tentos marcados – o artilheiro daquele ano foi Ederson, pelo Athlético, que marcou 21 gols.
Rival do Vitória, Bahia já emplacou dois artilheiros máximos
Se o Vitória ainda está em busca dessa marca individual, o Bahia já emplacou, por duas vezes, artilheiros do Campeonato Brasileiro. No ano do seu primeiro título nacional, em 1959, conquistado sobre o Santos de Pelé, o Esquadrão teve o artilheiro da competição, Léo Briglia, que marcou 8 gols em 14 partidas disputadas.
Já em 1990 quando o tricolor chegou às semifinais, o artilheiro daquele Campeonato Brasileiro da Série A foi Charles, que deixou sua marca 11 vezes em 21 partidas disputados pelo Bahia.
Em pontos corridos, o melhor desempenho do tricolor foi do atacante Gilberto, que marcou 15 gols na edição de 2021, ficando apenas atrás de Hulk, do Atlético-MG, que fez 19 naquele mesmo ano.