Além de Claudia Leitte, veja outros cantores que mudaram letra de música por religião
A cantora Claudia Leitte causou polêmica ao voltar a alterar a letra de sua música “Caranguejo” durante uma apresentação no Candyall Guetho Square, em Salvador. Na ocasião, ela substituiu o verso que mencionava Iemanjá, orixá das religiões de matriz africana, por “eu canto meu rei Yeshua”, referindo-se a Jesus.
A mudança provocou reações nas redes sociais e até mesmo do secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, que a acusou de racismo religioso, alegando que a cantora desrespeitou a cultura afro-brasileira ao trocar o nome da divindade. A publicação do gestor recebeu diversos comentários de apoio, incluindo o da cantora Ivete Sangalo.
Esta não foi a primeira vez que Claudia fez essa alteração. Em fevereiro de 2024, ela já havia trocado o verso da música para não pronunciar o nome de Iemanjá.
No entanto, o episódio não é exclusivo de Claudia Leitte. Vários outros artistas brasileiros já modificaram letras de músicas por causa de suas crenças religiosas.
Joelma
Joelma, após se converter ao evangelismo, também passou a alterar suas músicas. No caso do hit
“Príncipe Encantado”, a cantora mudou um verso que fazia referência à bruxaria, mais especificamente à menção de “um copo sobre a mesa de Quijá, bola de cristal e cartas de baralho”.
Roberto Carlos
Roberto Carlos é outro exemplo de artista que fez alterações em suas músicas por motivos religiosos. Em “Além do Horizonte”, por exemplo, ele modificou a frase “De que vale o paraíso sem amor” para “pois só vale o paraíso com amor”.
Simone e Simaria
Enquanto ainda formavam a dupla, Simone e Simaria pararam de cantar a música “Quero ser feliz também”, do grupo Natiruts, após a canção mencionar Iemanjá. Durante uma apresentação no programa “Música Boa Ao Vivo”, a dupla foi criticada, e Simaria explicou que não sabia como continuar a letra devido ao verso que fazia alusão ao orixá.
Tim Maia
Tim Maia, após se converter à doutrina filosófico-religiosa da Cultura Racional, também mudou todas as letras de suas canções. O álbum “Tim Maia Racional” reflete as novas crenças do cantor e substitui as antigas letras por mensagens que exaltam a fé racionalista.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.