Cancel Preloader

PS Notícias

Justiça rejeita pedido de suspensão de nova eleição de consórcio no Recôncavo

 Justiça rejeita pedido de suspensão de nova eleição de consórcio no Recôncavo

wp header logo 756.png

Compartilhe

O prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro, acionou a Justiça na tentativa de suspender a eleição para a presidência do Consórcio do Território do Recôncavo (CTR), mas teve o pleito negado pela Vara de Recesso de Castro Alves. A solicitação buscava barrar o pleito previsto para acontecer nesta sexta-feira (27).

No mandado de segurança, o prefeito e o município de Cruz das Almas alegaram irregularidades na convocação da nova assembleia, afirmando que a eleição realizada no último dia 16 de dezembro havia sido legítima. Segundo eles, o pleito foi conduzido pelo vice-presidente do consórcio, com quórum suficiente, após tumultos envolvendo o atual presidente, Thiancle Araújo, que teria tentado suspender o processo eleitoral sem justificativa.

Entretanto, o juiz responsável pelo caso decidiu que não havia elementos suficientes para comprovar a legalidade da eleição anterior. Na decisão, o magistrado destacou que o protocolo de intenções do consórcio exige a presença de, no mínimo, 3/5 dos consorciados para validação do pleito, e os documentos apresentados pelos impetrantes não comprovam que esse quórum foi atingido.

Além disso, a decisão reforçou que o tumulto registrado no dia 16 de dezembro comprometeu a transparência do processo eleitoral, justificando a convocação de nova eleição pelo Edital nº 002/2024. O magistrado entendeu que a questão exige maior apuração e dilação probatória, algo incompatível com a urgência e o rito de um mandado de segurança.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3