Advogado é preso em desdobramento da operação ‘El Patrón’
Um advogado foi preso nesta terça-feira (26) no âmbito da Operação “Patrocínio Indigno”, que investiga uma organização criminosa que atrapalhou investigação relacionada à Operação “El Patrón“, que por sua vez apura um grupo miliciano com atuação na região de Feira de Santana.
O advogado, conforme as investigações, era defensor de um dos presos na “El Patron”. Além dele, outras duas pessoas envolvidas foram detidas hoje: um investigado já preso no município de Serrinha e uma mulher, esposa do detento, que cumprirá prisão em meio domiciliar por ser mãe de criança menor de 11 anos. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 1º Vara Criminal de Feira de Santana, centro-norte da Bahia.
Os trabalhos, no dia de hoje, estão sendo executados pela Polícia Federal (PF), Receita Federal (RF), o Ministério Público da Bahia (MPBA) e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
A operação cumpriu ainda mandados de busca e apreensão nas residências dos envolvidos, no escritório de advocacia localizado em Feira de Santana e numa cela do Conjunto Penal de Serrinha.
Segundo as investigações que se sucederam após à deflagração da ‘El Patrón’, foram colhidas provas de que um preso, seu advogado e sua esposa teriam destruído provas digitais de crimes cometidos pela organização criminosa.
A operação de hoje é desdobramento da ‘Operação El Patrón’, que, em dezembro de 2023, desarticulou o grupo criminoso, ligado ao deputado estadual Binho Galinha (Patriota), acusado por crimes de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada.