Cancel Preloader

PS Notícias

Alden apresenta projeto para que governo custeie translado de brasileiros mortos no exterior

 Alden apresenta projeto para que governo custeie translado de brasileiros mortos no exterior

wp header logo 961.png

Compartilhe

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) apresentou na quarta-feira (25) um projeto de lei que modifica o Decreto 9.199/2017 e propõe tornar a União responsável pelo custeio do traslado de corpos de brasileiros mortos no exterior.

A proposta surgiu após o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) informar que não poderia arcar com os custos para trazer ao Brasil o corpo de Juliana Marins, de 26 anos, que morreu na Indonésia.

“Já que o problema é a legislação, acabei de apresentar um projeto de lei para que a União se torne responsável pelas despesas com o traslado do corpo de brasileiros de famílias hipossuficientes que vierem a óbito no exterior”, explicou o deputado.

“Diante da comoção nacional, espero que esse texto possa ser analisado rapidamente nas comissões. Trata-se de uma medida que busca garantir a dignidade dos cidadãos brasileiros”, completou.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Alden lembrou que, em abril deste ano, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi usado para transportar a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada por corrupção.

“O avião da FAB serviu para transportar uma ex-primeira-dama do Peru condenada por corrupção. Para isso, pode? E não pode transportar o corpo de uma brasileira que morreu no exterior? É lamentável essa postura”, criticou o parlamentar.

Leia também: Corpo de brasileira é resgatado de vulcão na Indonésia após mais de sete horas de operação

O que diz a legislação?

O Decreto 9.199/2017 estabelece que a assistência consular prestada pelo governo brasileiro inclui o acompanhamento de casos como mortes, hospitalizações e prisões no exterior, mas não cobre despesas com sepultamento ou transporte de corpos, exceto em situações médicas específicas ou emergências de caráter humanitário.

A norma também determina que a atuação consular deve respeitar o direito internacional e as leis do país onde ocorreu a morte.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

source

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.