Cancel Preloader

PS Notícias

‘Aqui não há sincretismo. As pessoas sabem que estão reverenciando uma orixá’, diz secretária sobre Festa de Iemanjá

 ‘Aqui não há sincretismo. As pessoas sabem que estão reverenciando uma orixá’, diz secretária sobre Festa de Iemanjá

wp header logo 26.png

Compartilhe

A secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães, marcou presença na manhã deste domingo (2) no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, onde é realizada a Festa de Iemanjá.

Em conversa com o PS Notícias, a titular da Sepromi falou sobre a importância e o significado das homenagens à Rainha do Mar.

“Representa a resiliência e a força do povo negro da Bahia, que a partir de uma promessa feita por pescadores mantem esse signo e esse símbolo tão forte que atrai visitantes de todo Brasil e do mundo. É a única festa popular de uma saudação a uma divindade africana. Aqui não há sincretismo. As pessoas que vêm para esta festa sabem que estão reverenciando uma Orixá de uma religião de matriz africana”, frisou a secretária.

Para Ângela Guimarães, a Festa de Iemanjá abrange afirmação, alegria, prosperidade, pedidos de saúde, encontros e diversidade cultural. “É uma marca muito forte que o Brasil exporta para o mundo e uma grande oportunidade de a gente celebrar os valores civilizatórios mais nobres. Do respeito à convivência e pluralidade”, pontuou.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3