Assassinato de vereadora do PT mobiliza classe política em todo o país

wp header logo 743.png
A morte da vereadora Elisane Rodrigues dos Santos (PT), na cidade de Formigueiro, no Rio Grande do Sul, tem mobilizado políticos em todo o país. O corpo da legisladora foi encontrado na manhã desta terça-feira (17) com diversas marcas de golpes de faca.
Na noite de segunda-feira (16), ela havia participado de uma sessão na Câmara Municipal. O corpo foi encontrado ao lado do carro da vereadora em uma estrada de terra, no interior do município de Formigueiro.
A polícia já descartou a possibilidade de latrocínio, pois todos os pertences de Elisane Rodrigues estavam no veículo. Agora, as autoridades investigam quem pode estar por trás do crime bárbaro.
Elisane era a única vereadora mulher da cidade e tinha um histórico de luta pelos direitos das comunidades quilombolas e das mulheres.
Luto
Em nota divulgada, a Câmara de Vereadores de Formigueiro decretou luto oficial de três dias pela morte da vereadora Elisane Rodrigues.
“Elisane atuava com dedicação e comprometimento em seu mandato, sempre voltada às causas sociais e ao bem-estar da população de Formigueiro, além de ser a presença feminina nesta legislatura. Sua partida repentina representa uma perda irreparável para a política local e para todos que conviveram com ela”, diz um trecho da nota de pesar emitida pelo Legislativo local.
Cobrança por justiça
Nas redes sociais, diversos políticos manifestaram preocupação com o assassinato da legisladora gaúcha.
O deputado federal baiano Valmir Assunção (PT) cobrou celeridade das autoridades que estão atuando nas investigações.
“Estou horrorizado com o assassinato da vereadora Elisane Rodrigues. A crueldade e os indícios apontam para a suspeita de feminicídio. A Justiça precisa ser célere”, cobrou o petista baiano.
O senador Jaques Wagner (PT) também foi às redes sociais e se solidarizou com amigos e familiares da vítima.
“Presto minha solidariedade aos amigos e familiares da vereadora Elisane Rodrigues dos Santos, única no Legislativo do município de Formigueiro. Ela foi encontrada morta ontem com marcas de golpes de faca pelo corpo. Tenho certeza de que a Justiça, que já está trabalhando, não medirá esforços para apurar o caso e punir os responsáveis por esse crime tão bárbaro”, externou.
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e deputada federal Gleisi Hoffmann também se pronunciou sobre o assassinato ocorrido no interior do Rio Grande do Sul.
“A notícia do assassinato da vereadora Elisane Rodrigues dos Santos nos causa profunda revolta e tristeza. Profissional da saúde e servidora pública, Elisane era a única vereadora mulher eleita no município. A violência que atinge mulheres no Brasil, dentro e fora da política, é inaceitável. O feminicídio precisa ser enfrentado com seriedade. Esperamos que as investigações esclareçam o que está por trás desse crime e que os culpados sejam punidos”, desejou a ministra.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.