Cancel Preloader

PS Notícias

Bahia celebra Dia Mundial dos Ventos como referência nacional em energia eólica

 Bahia celebra Dia Mundial dos Ventos como referência nacional em energia eólica

wp header logo 581.png

Compartilhe

No Dia Mundial dos Ventos, celebrado em 15 de junho, a Bahia consolida seu papel como estado líder em geração de energia eólica no Brasil. Com 34% da produção nacional, o estado reafirma seu protagonismo na transição energética com apoio estratégico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) na atração de investimentos. O dado é da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A pasta, que é a porta de entrada dos investimentos do estado, orienta sobre os principais benefícios fiscais disponíveis, sobre a segurança regulatória, apoia institucionalmente e se disponibiliza como interlocutor com outras instituições, priorizando a política econômica do Governo da Bahia em criar um ambiente favorável para novos negócios.

“Os ventos da Bahia movimentam não apenas turbinas, mas a economia dos municípios e a vida de milhares de pessoas. Estamos atuando para garantir que esse recurso seja uma força de desenvolvimento sustentável em todo o estado”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as 369 usinas em operação, em 36 municípios e mais de 11 Gigawatts (GW) de potência instalada, resultaram em um investimento estimado superior em R$ 63 bilhões, com capacidade de gerar cerca de 113 mil empregos em toda a cadeia produtiva.

Municípios como Caetité, Morro do Chapéu e Xique-Xique exemplificam os impactos positivos da expansão dos parques eólicos. Eles promovem geração de emprego e aumentam a arrecadação de impostos da cidade.

Reprodução/Neoenergia Coelba

Mais futuro pela frente

Além dos parques eólicos, a Bahia tem 170 GW de capacidade instalável em parques híbridos, ampliando as oportunidades para a matriz energética limpa. O estado também mantém políticas favoráveis para outros projetos renováveis, incluindo energia solar e biomassa.

O estado segue comprometido em fortalecer seu papel como referência nacional em energia renovável, com planejamento e ações voltadas ao futuro sustentável. A SDE já articula estudos, diálogos com investidores e planejamento territorial para que a Bahia siga na liderança do setor nos próximos anos.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

source

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.