Cancel Preloader

PS Notícias

Bahia ganha primeiro hospital público de cuidados paliativos do Brasil

 Bahia ganha primeiro hospital público de cuidados paliativos do Brasil

wp header logo 978.png

Compartilhe

Com um investimento total de R$ 66 milhões, o Governo da Bahia entregou, na manhã desta sexta-feira (31), Hospital Estadual Mont Serrat – Cuidados Paliativos, o primeiro público do Brasil dedicado exclusivamente a este tipo de serviço, focado na qualidade de vida de pacientes com doenças graves, crônicas ou ameaçadoras da vida.

O espaço, localizado no mesmo prédio onde funcionou, durante muitos anos, o Hospital Couto Maia, na Cidade Baixa, foi totalmente requalificado, contando agora com 70 leitos, ambulatórios especializados, serviços de bioimagem, laboratório e áreas voltadas à telemedicina e pesquisa.

O hospital será gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), organização reconhecida por sua expertise em cuidados paliativos e gestão hospitalar humanizada. A unidade contará com uma equipe de 435 colaboradores, incluindo 41 médicos especializados, garantindo atendimento de excelência e acolhimento integral aos pacientes e famílias.

“Eu serei o governador que ofertou o primeiro hospital [de cuidados paliativos]. Mas eu não quero ser o único. Eu sei que essa experiência aqui servirá de boas práticas para outros estados”, disse o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), durante a solenidade de entrega.

Hospital Estadual Mont Serrat – Cuidados Paliativos (Foto: Joá Souza/GOVBA)

Presente ao evento, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou a importância do projeto no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) e das demandas crescentes por cuidados paliativos. “É o cuidado médico, cuidado da enfermagem, cuidado psicológico, o apoio em momentos em que isso se torna mais necessário. Então, é um hospital que cuida da vida num momento mais delicado”, pontuou.

Confira a capacidade de atendimento do novo hospital público

O hospital oferecerá atendimento integral a mais de 2 mil pacientes por mês, incluindo consultas em especialidades como cardiologia, pneumologia, psiquiatria, nutrologia e neurologia, bem como unidades específicas para terapia da dor e apoio ao luto.

Com uma abordagem multidisciplinar, o equipamento também atuará como centro de ensino e pesquisa, capacitando profissionais de saúde para atuar na área de cuidados paliativos.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3