Baiano lidera ranking nacional de LPO e pela primeira vez a Bahia tem mais de dez atletas ranqueados
A Bahia fez história no Levantamento de Peso (LPO). Nesta terça-feira (5), a Federação do Rio de Janeiro, sede do esporte no Brasil, divulgou a lista do ranking nacional da modalidade. O baiano Matheus Reis conquistou a liderança do ranking, que também contou com quebra de recorde no número de atletas baianos ranqueados.
Pela primeira vez, a Bahia teve mais de dez representantes no ranking. Vale destacar que o ranqueamento considerou todos os atletas que participaram de torneios e competições oficiais durante o ano de 2024.
Matheus Reis, de 30 anos, assumiu o 1º lugar no Ranking nacional de Levantamento de Peso na categoria até 109kg. O atleta conseguiu carregar um total de 315kg em uma competição realizada neste ano.
Em entrevista exclusiva ao PSNotícias, o atleta Matheus Reis falou sobre a conquista. Ele entrou para história como o primeiro baiano a liderar o ranking nacional.
O atleta baiano também destacou a importância do CrossFit para a conquista. Isso porque, Matheus passou a treinar em específico para o Levantamento de Peso por influência do CrossFit. Após um ano de prática, ele disputou a primeira competição de LPO. Assim, já se foram mais de quatro anos na modalidade.
Também vale ressaltar que Matheus Reis já foi campeão brasileiro de Levantamento de Peso na categoria até 96kg, foi o 1º baiano a medalhar duas vezes no Campeonato Nacional LPO, vence três copa norte e nordeste e foi o maior pesista norte nordeste de 2024. Matheus também é o presidente da Associação Baiana de Levantamento de Peso (ABLP).
“Minha primeira competição de LPO foi em 2019, eu era atleta de CrossFit, eu estava iniciando no Cross e aí fui me desafiar no levantamento de peso, gostei muito, me apaixonei pela competição. Veio a pandemia em 2020 e aí eu comprei uns materiais para começar a treinar em casa. Comecei a treinar específico o Levantamento de Peso, então eu tenho quatro anos de treino”.
Além de Matheus Reis, outros atletas da Bahia conquistaram uma posição no ranking nacional de LPO, incluindo jovens talentos do estado, como Wallace Queiroz que ficou em 1º lugar na categoria sub-15.
Atletas baianos ranqueados no LPO:
- Agnaldo Ferreira
- Alisson Santos dos Anjos
- Cleber Sanches
- Daniel Santos
- Davi Paixão da Silva
- Girlene Guedes
- Gleiceane dos Santos Santana
- Guilherme Santos Pires
- Gustavo Borges
- Iasmyn Sousa
- Ivana Rodrigues
- Janaína Brazão
- Jiovana Santos Souza
- Kailane de Oliveira
- Levysson Gabriel Oliveira
- Matheus Reis Nascimento
- Mikael Harry dos Santos
- Neucilene Almeida
- Nicole Cunha Lima
- Pedro Arthue Feitosa
- Tiago Lucena
- Wallace Filipe Jesus Queiroz
Projeto LPO para Todos
Criado no dia 10 de janeiro de 2024, o projeto “LPO para Todos” é uma idealização de Matheus Reis. Além de atleta de Levantamento de Peso, o líder do ranking nacional da modalidade também é treinador no projeto que é destinado para crianças e adolescentes.
Em quase um ano de atuação, o projeto funciona na Estação Cidadania, no Complexo Esportivo Armindo Biriba, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador. Atualmente, o LPO para Todos conta com 15 atletas, sendo seis deles da alta performance (classificação para atletas que já competiram na modalidade).
“O intuito é fazer com que o esporte cresça, e a gente só consegue crescer o esporte se tivermos atletas novos que consigam nos representar ao longo dos anos, e como eu era o único campeão brasileiro, o único atleta específico de levantamento de peso na Bahia toda, eu tive essa ideia de fazer novos atletas, de fazer com que a galera conheça mais o esporte, e aí a gente criou esse projeto”, explica Matheus Reis, idealizador do projeto.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.