Cancel Preloader

PS Notícias

Câmara envia à Alba denúncia contra Hilton Coelho

 Câmara envia à Alba denúncia contra Hilton Coelho

wp header logo 963.png

Compartilhe

O deputado estadual Hilton Coelho (Psol) poderá enfrentar um processo disciplinar no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Na última quinta-feira (22), o parlamentar participou da manifestação dos servidores públicos municipais. Na ocasião, os manifestantes invadiram a sessão extraordinária convocada pelo presidente da Câmara, Carlos Muniz (PSDB), em protesto contra o projeto de lei encaminhado pelo prefeito Bruno Reis (UB).

A bancada de oposição na Alba considerou que o deputado Hilton Coelho foi incentivador da invasão, que foi marcada por empurra-empurra, agressões e danos ao patrimônio do Legislativo municipal.

Conforme apurado pela reportagem do PS Notícias, a Câmara de Salvador já encaminhou a denúncia formal à Assembleia Legislativa da Bahia. Agora, o assunto será deliberado em reunião da Mesa Diretora. O gesto da Câmara poderá ser o ponto de partida para a bancada de oposição angariar as assinaturas necessárias para apresentação do requerimento.

“A Câmara fez a denúncia formal à Assembleia. A Mesa Diretora vai se reunir para ver qual o procedimento”, detalhou um deputado em conversa nos bastidores.

A previsão é que a reunião da Mesa Diretora aconteça assim que a presidente Ivana Bastos for notificada.

Invasão à Câmara

A invasão dos servidores à Câmara de Salvador ocorreu durante sessão extraordinária para votação do Projeto de Lei de nº 174/25, de autoria do Executivo municipal, que reajustava os salários de funcionários públicos ativos, inativos e pensionistas.

A categoria não concordava com o texto encaminhado pelo prefeito Bruno Reis. De acordo com sindicalistas, o Executivo não discutiu a proposta com os servidores. Na tentativa de barrar a matéria, um grupo de manifestantes invadiu o Centro de Cultura da Câmara, local onde acontecia a sessão.

Apesar da invasão, o projeto foi aprovado após a sessão ser transferida para uma sala reservada, longe dos manifestantes.

‘Lutar não é crime’

Diante do movimento da oposição para abertura do processo disciplinar na Assembleia Legislativa, o deputado Hilton Coelho foi às redes sociais defender sua participação no ato dos servidores.

“Nosso mandato pertence à luta popular. Acreditamos que lutar não é crime. A verdade triunfará. Repudiamos a autoritária, inverídica e antidemocrática tentativa de criminalização política de nossa recente atuação”, disse o parlamentar em publicação na rede social X, antigo Twitter.

Em discurso na tribuna da Alba, na tarde desta segunda-feira (26), Hilton voltou à falar do possível processo com pedido de cassação na Casa. “Vou enfrentar esse processo de cabeça erguida”, disse.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

source

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.