Cancel Preloader

PS Notícias

Campanha arrecada brinquedos novos para crianças filhas de trabalhadores do Carnaval

 Campanha arrecada brinquedos novos para crianças filhas de trabalhadores do Carnaval

wp header logo 612.png

Compartilhe

O Comitê de Proteção Integral aos Direitos Humanos lançou uma campanha de arrecadação de brinquedos novos para crianças e adolescentes que serão recebidas nos Centros de Acolhimento do Carnaval de Salvador.

O objetivo é garantir que filhos de ambulantes, catadoras/es e outras/os trabalhadoras/es da festa tenham um espaço seguro e acolhedor enquanto seus responsáveis asseguram a renda extra no Carnaval.

Além de abrigar, oferecer alimentação e segurança, os Centros de Acolhimento proporcionam atividades lúdico-pedagógicas para que as crianças e adolescentes passem o Carnaval de maneira divertida e alegre, enquanto os pais trabalham.

Como ajudar?

Você pode doar brinquedos novos, embalados e identificados com o tipo e a faixa etária recomendada, para crianças de 0 a 17 anos, até o dia 26 de fevereiro de 2025. As entregas podem ser feitas em dois pontos: 

  • Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CECA) – Térreo da SJDH – Av. Luís Viana Filho, 3ª, Avenida, 390 – CAB, Salvador – BA, 41745-005 
  • Sede da SPMJ – Edifício Cidade do Salvador, Av. Estados Unidos, nº 397, 5º andar, Comércio, Salvador 

Os Centros de Acolhimento

Para além de oferecer os cuidados para as crianças e jovens de 0 a 17 anos durante o Carnaval, os Centros de Acolhimento (Caacs) também tem o objetivo de coibir o trabalho infantil e outros abusos contra menores, e tem sido considerado um grande sucesso devido à grande adesão.

As cinco unidades dos Caacs funcionam em escolas municipais estruturadas de maneira provisória com capacidade para atender 600 crianças e adolescentes com idade entre 0 a 17 anos nos dias de Carnaval.

Durante o cadastro pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, Semop, os trabalhadores já são orientados para deixarem os filhos nos Centros de Acolhimento, justamente para evitar a presença de menores na festa.

Além disso, também acontece a demanda espontânea através do Conselho Tutelar, já que ainda existem pais que levam as crianças para os Circuitos. Quando o Conselho Tutelar presencia esse tipo de situação, os pais são notificados e orientados a levarem as criança para o Centro de Acolhimento.

  • CENTRO HISTÓRICO – BERÇÁRIO – 0 a 6 anos
    ESCOLA MUNICIPAL JOÃO LINO – RUA MACIEL DE CIMA, 6, PELOURINHO.
  • GARCIA – 7 a 17 anos (grupo de irmãos)
    ESCOLA MUNICIPAL HILDETE LOMANTO – RUA PREDILIANO PITTA, 01, GARCIA.
  • BARRA – BERÇÁRIO – 0 a 6 anos
    ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA – RUA DEOCLECIANO BARRETO, 9, CHAME-CHAME
  • ONDINA – 7 a 17 anos (grupo de irmãos)
    ESCOLA MUNICIPAL CASA DA AMIZADE – RUA QUINTINO DE CARVALHO, 277, ONDINA
  • RIO VERMELHO – 7 a 17 anos (grupo de irmãos)
    ESCOLA MUNICIPAL OSVALDO CRUZ – RUA DO MEIO, 13 – RIO VERMELHO

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3