Cancel Preloader

PS Notícias

Carlos Libório morre aos 85 anos; nome histórico do jornalismo baiano e criador do termo Ba-Vi

 Carlos Libório morre aos 85 anos; nome histórico do jornalismo baiano e criador do termo Ba-Vi

wp header logo 410.png

Compartilhe

O jornalista Carlos Elysio de Souza Libório morreu na manhã desta sexta-feira (19). Ele estava internado havia uma semana em uma clínica destinada a cuidados paliativos. A família do veterano da comunicação baiana não divulgou a causa da morte. Ele deixa a esposa, Nely Libório, e dois filhos.

Libório, como era chamado pelos colegas, foi o primeiro diretor de jornalismo da TV Bahia, afiliada da Rede Globo no estado, cargo que ocupou por 23 anos.

Legado

O comunicador iniciou a carreira no jornalismo esportivo, área em que cunhou pela primeira vez o termo “Ba-Vi”. De acordo com o portal G1, a abreviação surgiu durante o fechamento de uma edição do Jornal da Bahia. Na ocasião, ele precisava de um título curto e, inspirado em clássicos como Fla-Flu e Gre-Nal, propôs o termo que se tornaria definitivo.

Nos anos 1980, passou a ocupar a chefia da Secretaria de Comunicação do Estado, onde permaneceu por três anos. Em 1985, aceitou o convite para se tornar o primeiro diretor de Jornalismo da afiliada da Globo.

source

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.