Cancel Preloader

PS Notícias

Carlos Muniz anuncia quando obras de recuperação de espaço atingido por incêndio na Câmara serão iniciadas

 Carlos Muniz anuncia quando obras de recuperação de espaço atingido por incêndio na Câmara serão iniciadas

wp header logo 385.png

Compartilhe

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Carlos Muniz (PSDB), anunciou, na terça-feira (18), quando serão iniciadas as obras de recuperação do telhado do Paço Municipal, parcialmente atingido por um incêndio no dia 24 de fevereiro.

A afirmação veio após a reunião entre o tucano e a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield. De acordo com ela, duas frentes de trabalho estão sendo desenvolvidas para recuperação do Paço. A primeira prevê a reforma emergencial do prédio histórico.

A segunda é a elaboração de um projeto mais amplo, definindo o que poderá continuar funcionando no prédio. “A gente tem uma obra emergencial, que é a proteção do telhado, que teve o maior dano. Vamos fazer o restauro provisório do telhado, sobretudo por segurança, já que estamos entrando num período de chuvas, enquanto é elaborado o projeto maior do Paço”, disse Tânia.

Ainda conforme a titular da FMLF, quatro vistorias já foram feitas no local. Tânia Scofield também disse que existe um relatório de danos resultado do incêndio. Nós já temos todo o diagnóstico, inclusive um relatório de danos, resultado do incêndio.

“Já contratamos emergencialmente um instituto de arquitetura, que tem uma larga experiência em restauro de áreas e prédios tombados e a gente tem uma previsão de 90 dias para concluir o projeto”, sinalizou.

Câmara pode ganhar Museu do Legislativo

Além da reforma do Paço Municipal, também foi discutido, na reunião, o projeto de implantação do Museu Legislativo no prédio principal da Câmara, na Praça Thomé de Souza.

“O Paço é um prédio histórico. E meu foco é a sua preservação A ideia é transformar o local no Museu Legislativo e, assim, os moradores de Salvador e turistas continuarão tendo conhecimento da importância das ações que, ao longo da história, já foram realizadas no Paço”, disse Carlos Muniz.

O presidente da Câmara também afirmou que o prédio histórico poderá seguir abrigando eventos especiais em seu plenário, como a posse dos vereadores e a leitura da Mensagem do Executivo à Casa, realizada pelo prefeito anualmente.

“O Paço não deixará de ser a Casa do Povo, mas a tendência é diminuir a sua utilização para, assim, preservar este espaço histórico-cultural”, disse Muniz.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3