Cancel Preloader

PS Notícias

CMS discute revitalização do ‘Relógio do Sol’ para impulsionar turismo na Boca do Rio

 CMS discute revitalização do ‘Relógio do Sol’ para impulsionar turismo na Boca do Rio

wp header logo 748.png

Compartilhe

A revitalização do ‘Relógio do Sol’, monumento localizado no bairro da Boca do Rio, em Salvador, entrou em pauta na Câmara Municipal de Salvador (CMS). A iniciativa do Projeto de Indicação Nº 67/2025 visa impulsionar o turismo na região de orla marítima da capital baiana.

O autor da proposta, o vereador João Claudio Bacelar (Podemos), avalia que a restauração cria um novo ponto de interesse cultural, turístico e educativo.

“Este monumento não apenas embeleza nossa cidade, mas também nos convida a refletir sobre o tempo, a história e a ciência. Revitalizá-lo é um passo essencial para preservar nossa memória e oferecer novas oportunidades de aprendizado e lazer para todos os soteropolitanos”.

De acordo com o texto do projeto, após a reforma, o monumento poderá ser realocado para o Parque dos Ventos, na Boca do Rio. Além disso, com o intuito de disseminar cultura e informação, um QR Code será instalado no equipamento com descrições sobre obra e autor, bem com a ficha de áudio descrição.

“Com a requalificação em vista, podemos já viabilizar também a criação de um programa educativo voltado para estudantes da rede municipal de Salvador, com visitas guiadas e aulas interdisciplinares sobre temas como astronomia, arte, arquitetura e literatura”, destaca Bacelar.

A proposição, após a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), seguirá para votação no plenário.

Foto: Antonio Queirós/CMS
Foto: Antonio Queirós/CMS

Conheça mais sobre a obra

O escultor Marçal Ribeiro da Fonseca foi o responsável pela criação do Relógio do Sol, em 1993. A obra marca a inauguração da Praça Ibero-Americana, em homenagem à III Conferência Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. O monumento de 4 metros de altura é um modelo equatorial que representa uma tradição milenar, utilizando a projeção de sombras para marcar a passagem do tempo.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3