Confira 10 melhores praias para curtir final de semana em Salvador

wp header logo 289.png
Famosa mundialmente por praias belíssimas, Salvador abriga mais de 50km de orla marítima. A imensidão conta com uma diversidade em todos os cantos da cidade, e atrai turistas, assim como moradores locais.
Cada uma tem sua particularidade, e o visitante pode escolher dependendo da sua preferência. Há opções para quem deseja curtir com a família, para aqueles que buscar um clima romântico, para os amantes do surfe e até para quem prefere um mar calmo.
1. Praia da Barra (Farol e Porto):
Esse é o destino mais procurado pelos turistas, e costuma ficar lotado, principlamente nos fins de semana. A fama não é em vão, já que o Porto da Barra dispõe de águas calmas e cristalinas.
Há também o Farol da Barra, que além de ser um famoso cartão postal, conta com o Buraco da Sereia, que rende ótimas fotos.
O local é extremamente turístico e tem uma diversidade de bares e restaurantes para todos os bolsos. No fim do dia, os banhistas podem aproveitar um dos melhores pôr-do-sol da cidade, atrás do Farol, onde diariamente há música ao vivo.
2. Praia de Itapuã
O local que inspirou Toquinho e Vinicius de Moraes, com a composição “Tarde em Itapuã” é conhecido não só por sua beleza, mas pelo custo-benefício.
Em meio aos preços altos de serviços, a Praia de Itapuã tem um dos melhores preços da cidade, tanto nas barracas, quanto em alimentação.
Além disso, o mar é calmo e de temperatura agradável e, no fim do dia, é possível assistir o sol se pondo no mar. A orla conta com uma diversidade de atrativos, desde samba, bares e famosos points de acarajé.
3. Praia do Flamengo
Comumente procurada por esportistas, principalmente surfistas, devido às fortes ondas. No entanto, quem pratica outras modalidades também se beneficiam com o local.
Praticantes de futvôlei, altinha, frescobol, corrida e vôlei costumam frequentar a Praia do Flamengo, deidivo à longa faixa de areia e existência de quadra esportiva.
Apesar do mar agitado, o local também dispõe de área de lazer para as crianças, o que o torna um ótimo atrativo para famílias. Em seu entorno há inúmeras opções de bares e restaurantes.
Para quem não gosta de ondas fortes, o melhor momento para visitar o local é durante a maré baixa, quando o mar forma piscinas naturais perto das pedras.
4. Boa Viagem
Uma das principais praias da cidade baixa, a Boa Viagem conta com águas cristalinas e costuma ser procurada por mergulhadores. O mar calmo e a extensão de 1,5 quilômetro de orla atraem famílias para o local.
A região conta ainda com o Humaitá, que tem um forte, além de um pôr do dol magnífico.
Aos fins de semana, a praia costumar ficar lotada, no entanto, há a Praia do Meio e a Canta Galo, que ficam ao lado, e são ótimas saídas para quem busca por um pouco mais de tranquilidade.
5. Stella Maris
Uma das praia mais famosas e queridas da cidade, conta com águas cristalinas, além de mar aberto e agitado que geram ondas perfeitas para o surfe. Mas também dispõe de piscinas naturais que surgem na maré baixa.
No entanto, o que mais chama atenção é a paisagem de coqueirais, que garantem uma sombra tropical, e há quem diga que é um pedaço da Califórnia em Salvador. A orla é usada para passeios de bicicleta no fim de tarde.
Com uma vibe que é a cara do verão, diariamente é possível ver pessoas praticando kitesurfe. No entorno há quiosques e restaurantes com o melhor da culinaria baiana. O pôr do sol, somado a extensão de areia e o ambiente receptivo e jovial deixam o ambiente ainda mais agradável.
6. Praia da Paciência
Apesar de não ser ideal para banho, o local é cheio de atrativos no rentorno. Quando o calor bate, os banhistas costumam se refrescar tomando banho de água doce em barracas da região.
A Praia da Paciência é bem localizada, sendo de fácil acesso. Além disso, a beleza natural e tranquilidade são fortes atrativos. Com mar calmo e areia fina, o ambiente tem uma atmosfera acolhedora que é ideal para piqueniques, caminhadas à beira-mar ou para desfrutar do pô-do-sol.
Além disso, uma parte dela costuma ser vazia e outra mais badalada, agradando ambos públicos.
7. Ilha dos Frades
O local é famosíssimo pelas águas quentes e cristalinas, mas muita gente não sabe que a ilha fica em Salvador. É nela onde está abrigada a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, uma das únicas no mundo a possuir o selo Bandeira Azul, considerado o mais importante da categoria. O certificado é atribuído a praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental.
Além disso, um levantamento feito pelo Centro Internacional de Formación en Gestión y Certificación de Playas (CIF-Playas) classificou a praia como a segunda melhor do Brasil e quinta melhor do mundo.
Também é na Ilha dos Frades que possui a Praia de Loreto, ótimo cartão postal, digno de um bom cenário para fotografias. O comércio local também é um ponto de destaque.
8. Prainha MAM
A praia é uma das mais românticas de Salvador e o acesso se dá apenas por um barco. Já antes da chegada, a paisagem é encantadora. Com mar lindo, cristalino e sem ondas, o clima é agradável.
Assim, a praia é uma das mais escolhidas entre os soteropolinos durante o verão.
Aqui vale uma menção honrosa à Praia da Gamboa, que é o ponto de partida até chegar na Prainha do MAM. Nela, há pedras ao invés de areia e um ambiente diversificado.
9. Praia da Ribeira
Localizada em um dos bairros mais charmosos de Salvador, a praia da Ribeira é conhecida, sobretudo, pela diversidade da região. Para banho, a parte comumente escolhida pelos bahistas é a Penha, que conta com uma enorme faixa de areia.
No entanto, no fim da tarde as pessoas costumam sair da praia e passear pela orla, que conta com inúmeras opções gastronômicas, além de bares com música ao vivo.
Também é na região que estão duas das sorveterias mais famosas de Salvador: Sorveteria da Ribeira e Sorveteria Real.
10. São Tomé de Paripe
A praia é a principal do Subúrbio e é considerada “Caribe de Salvador”. O ambiente é tranquilo, mar calmo e o custo-benefício é um dos melhores da cidade.
A região é conhecida pois, ao lado, políticos costumam aproveitar momentos de lazer.
Além disso, a cultura é predominate e o local é familiar. Também há quem opte pegar um barco e conhecer a ilha, cujo ambiente é ainda mais tranquilo.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.