Cancel Preloader

PROMOÇÃO

Criador da guitarra baiana, Osmar é homenageado na Câmara; confira

 Criador da guitarra baiana, Osmar é homenageado na Câmara; confira

wp header logo 29.png

Compartilhe

Osmar é criador também do trio elétrico, porém faleceu sem antes patentear a invenção

A Câmara dos Deputados irá realizar uma sessão solene para homenagear o centenário de Osmar Macêdo, cantor baiano responsável pela criação do trio elético. O evento, que acontece nesta segunda-feira (30), foi requerido pela deputada Lídice da Mata (PSB).

O músico baiano nasceu no dia 22 de março de 1923, no bairro da Ribeira, em Salvador, e foi criado pela mãe e por três tias maternas. Em 1950, Osmar se juntou ao amigo Dodô e juntos inventaram o trio elétrico.

Leia também:

Caminhonete capota após condutor perder o controle na Estrada do Coco

Usuários do Metrô entram em pânico após mulher ser jogada nos trilhos da Estação Pituaçu

Osmar morreu em 22 de março de 1923, sem patentear a invenção. Além do trio, o cantor também é responsável pela criação da guitarra baiana.

“Grande parceiro de Dodô, juntos, foram os responsáveis por um dos capítulos mais férteis da história da música de raiz nordestina e até mundial. Além de eletrificar o frevo pernambucano, eles conseguiram criar uma nova forma de levar a música para os foliões do Carnaval de Salvador e depois para todo o Brasil. A dupla esteve na ponta do desenvolvimento tecnológico agregado a música, pois criou, no ano de 1942, uma guitarra elétrica, a ‘Guitarra Baiana’, um ano depois de o norte-americano Les Paul ter construído seu primeiro protótipo de guitarra elétrica”, diz a justificativa do requerimento de Lídice.

Filho do músico, o guitarrista Armandinho, 70, deve marcar presença na homenagem.

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.


Fonte: P Notícias

PIATÃ FM - 94,3