Cancel Preloader

PS Notícias

De olho em 2026, Jerônimo quer fazer demonstração de força na Lavagem do Bonfim

 De olho em 2026, Jerônimo quer fazer demonstração de força na Lavagem do Bonfim

wp header logo 267.png

Compartilhe

A Lavagem do Senhor do Bonfim é uma expressão de fé e religiosidade, mas também há espaço para o profano e o político. Na próxima quinta-feira (16), caciques da política baiana participarão do cortejo que parte da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Comércio, com destino à Basílica de Senhor do Bonfim, no bairro do Bonfim. A festividade é considerada um termômetro de popularidade para os políticos em cargos eletivos ou que pretendem ir às urnas futuramente.

A reportagem do PSNotícias apurou que, para a caminhada ao longo dos oito quilômetros que unem os templos religiosos, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) pretende fazer uma demonstração de força política. Para ter o maior número possível de apoiadores no bloco durante o cortejo, uma mobilização estaria sendo feita entre os servidores de órgãos e secretarias do estado.

Tradicionalmente, tanto o bloco do governo do estado quanto o da Prefeitura de Salvador utilizam camisas brancas em alusão à festa do Senhor do Bonfim. A confecção da vestimenta, inclusive, é rodeada de segredos para que o grupo adversário não descubra o modelo projetado.

Pós-eleição

A caminhada da Lavagem do Senhor do Bonfim deste ano acontece três meses após as eleições municipais de outubro. Na capital baiana, o grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues rivalizou com o núcleo político que conseguiu reeleger Bruno Reis (UB) prefeito de Salvador. Geraldo Júnior (MDB), atual vice-governador do estado, foi o candidato apoiado por Jerônimo na corrida pelo Executivo soteropolitano, mas acabou ficando em terceiro lugar, atrás de Kleber Rosa (Psol).

No interior, o resultado das eleições municipais mostrou o retrato da polarização política entre Jerônimo Rodrigues e seus partidos aliados versus o grupo liderado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil. Neto é o virtual candidato da oposição ao governo do Estado em 2026.

Antevéspera da eleição estadual

Por um lado, Jerônimo Rodrigues e seu bloco chegam à Lavagem do Bonfim deste ano com o sabor amargo da derrota em Salvador na eleição municipal. Por outro, a festa servirá também para o pontapé inicial da caminhada com foco na eleição de 2026, quando ele deve disputar a reeleição. Com esse objetivo, o chefe do Executivo estadual deve engendrar seus esforços para manter seu nome em evidência na capital baiana, onde há 1,9 milhão de eleitores.

Embora a Bahia tenha 11,2 milhões de eleitores, o eleitorado da capital baiana poderá ser o fiel da balança no pleito de 2026. Afinal, em 2022, quando Jerônimo venceu ACM Neto no segundo turno, a diferença de votos foi de 473 mil votos.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3