Cancel Preloader

PS Notícias

Defensoria Pública abre investigação sobre ação policial que deixou 12 mortos em Fazenda Coutos

 Defensoria Pública abre investigação sobre ação policial que deixou 12 mortos em Fazenda Coutos

wp header logo 365.png

Compartilhe

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) abriu Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (Padac) para investigar a ação policial que resultou na morte de 12 pessoas, em março de 2025, no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador. O Diário Oficial publicou a decisão nesta quarta-feira (9).

Diante do ocorrido em Fazenda Coutos, as autoridades listaram uma série de medidas para reduzir a letalidade policial no estado. Entre elas, uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos para discutir o problema e verificar a quantidade de câmeras corporais (“bodycams”) utilizadas pelas forças de segurança do estado.

A instituição também propôs a realização de uma audiência pública para debater a situação da letalidade policial na Bahia, reunindo representantes de órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

O grupo sugeriu criar um canal de comunicação para denúncias de desaparecimentos após abordagens policiais, em parceria com a SSP e a Superintendência de Prevenção à Violência.

O Padac destaca um aumento no número de assistidos que buscam a Defensoria relatando a morte de familiares em ações policiais.

O procedimento também considera dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicados em 2023 e 2024, que apontam a Bahia como o estado com o maior número de mortes causadas por policiais no país. Estudos do Instituto Fogo Cruzado apontam que, em 2024, a polícia participou de um em cada três tiroteios mapeados.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3