Cancel Preloader

PS Notícias

Em nova pesquisa, Lula tem avaliação negativa maior que positiva no pior patamar do mandato

 Em nova pesquisa, Lula tem avaliação negativa maior que positiva no pior patamar do mandato

wp header logo 127.png

Compartilhe

A gestão do presidente Lula (PT) segue enfrentando forte avaliação negativa, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (4) pela Genial/Quaest. De acordo com a pesquisa, 43% dos brasileiros consideram o governo ruim ou péssimo — o maior índice desde o início do atual mandato. Outros 26% avaliam como positivo e 28% classificam como regular. Já 3% não souberam ou não responderam.

Os números representam uma oscilação dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, na comparação com a pesquisa anterior, feita em março. Naquele levantamento, a avaliação negativa era de 41%, a positiva de 27% e a regular de 29%.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios, entre os dias 29 de maio e 1º de junho.

É o primeiro levantamento após o escândalo envolvendo o INSS, revelado em abril, que apurou descontos ilegais em aposentadorias. O caso virou munição da oposição e acendeu o alerta no Palácio do Planalto sobre os impactos na imagem do governo.

A queda na popularidade de Lula já vinha sendo observada desde o fim de 2023. Em dezembro, a reprovação estava em 31%. Em janeiro, subiu para 37% e, agora, chega a 43%.

Quando perguntados diretamente se aprovam ou desaprovam o governo, 57% responderam que desaprovam, enquanto 40% disseram aprovar. Em março, eram 56% de desaprovação contra 41% de aprovação.

O índice de rejeição é mais alto no Sudeste (64%) e entre o público evangélico (66%).

Outro dado que chama atenção é a percepção sobre os rumos do país: 61% acreditam que o Brasil está na direção errada, enquanto 32% dizem que segue no caminho certo. No levantamento anterior, esses índices eram de 56% e 36%, respectivamente.

A comparação entre governos também aparece no levantamento: 44% afirmam que o governo Lula é pior do que o de Jair Bolsonaro, enquanto 40% consideram melhor.

Reflexo da crise no INSS

O escândalo do INSS teve grande repercussão. Segundo a pesquisa, 82% dos entrevistados afirmam ter conhecimento do caso, que é alvo de investigação da Polícia Federal.

Ao serem questionados sobre quem consideram responsável, 31% citaram diretamente o governo Lula. Outros 14% apontaram o próprio INSS, 8% responsabilizaram entidades que fraudaram assinaturas e outros 8% culparam o governo anterior, de Jair Bolsonaro.

O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos, plataforma digital de investimentos controlada pelo banco Genial.

source

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.