Cancel Preloader

PS Notícias

Filme baiano ‘A Matriarca’ estreia nos cinemas na próxima semana

 Filme baiano ‘A Matriarca’ estreia nos cinemas na próxima semana

wp header logo 734.png

Compartilhe

Chega às salas de cinema de Salvador, no dia 29 de maio, o longa-metragem A Matriarca, dirigido por Lula Oliveira. Com exibições especiais seguidas de debates com o diretor e elenco, o filme é uma produção 100% baiana que celebra a cultura e as paisagens do Baixo Sul da Bahia, região onde foi gravado.

A estreia será no Circuito de Cinema Saladearte – Cinema do Museu, no Corredor da Vitória, às 19h. O filme também segue em cartaz nas demais salas do Circuito, na capital baiana: CineMAM, Cine Daten Paseo e Cinema da UFBA.

Rodado nos municípios de Valença e Cairu, A Matriarca mergulha na riqueza cultural do interior baiano ao retratar manifestações tradicionais como Os Caretas, o Congado de Cairu e os Zambiapungas de Nilo Peçanha. As paisagens exuberantes, a arquitetura colonial e o cotidiano local compõem o pano de fundo para uma narrativa ficcional carregada de emoção, mistério e reencontros.

Na trama, membros de uma família que estavam distantes há anos voltam à fictícia cidade de Itabaína para celebrar os 90 anos da matriarca. No entanto, a celebração acaba por uma reviravolta inesperada: a morte repentina da homenageada.

Assim, o que seria uma festa de reunião familiar se transforma em um momento de revelações, onde segredos e tensões vêm à tona.

Com elenco formado exclusivamente por artistas baianos, o filme reúne nomes consagrados do teatro e do cinema local, como Luciana Souza, bem como Jackyson Costa, Aicha Marques, Caco Monteiro, Analu Tavares, Evelin Buchegger, entre outros. Também participam da obra a cantora Mariela Santiago, a atriz francesa Lucile Prement e Vinicius Oliveira, conhecido por seu papel em Central do Brasil.

A Matriarca – destaque nacional e internacional

A Matriarca já foi destaque em festivais nacionais e internacionais. Recebeu duas menções honrosas no Los Angeles Brazilian International Film Festival (LABRFF): Prêmio de Reconhecimento Especial pela Obra e Reconhecimento ao ator Caco Monteiro pelo conjunto de sua carreira. Além disso, o longa também integrou a programação do Violet Film Fest (Colômbia), Panorama Internacional Coisa de Cinema e FECINE.

Produzido pela DocDoma Filmes e distribuído pela Descoloniza Filmes, o longa acontece com recursos da Ancine, assim como FSA e BRDE. Contou ainda com patrocínio da CredCesta e Bahiatursa, e apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, das prefeituras de Cairu, Valença e Nilo Peçanha, do Instituto de Desenvolvimento do Baixo Sul (Ides) e do Sated Bahia.

Foto: Divulgação

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.