Cancel Preloader

PROMOÇÃO

Focado em Amazônia, fome e reforma na ONU, Lula assume presidência do G20

 Focado em Amazônia, fome e reforma na ONU, Lula assume presidência do G20

wp header logo 2.png

Compartilhe

Será a primeira vez na história que o Brasil preside o G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  assume a presidência do G20 pela primeira vez na história. Já no seu primeiro encontro, logo após as festividades do 7 de Setembro, em Nova Deli, na Índia, o mandatário brasileiro deve pautar ações usando como fio condutor três eixos principais, caros à diplomacia do governo Lula: proteção à Floresta Amazônica e contenção das mudanças climáticas; combate à fome e desigualdade; e nova governança global, com reformas em organismos multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Semana que vem irei para a Índia, no encontro do G20. Um encontro importante para o Brasil. Eu vou lá para discutir com ele uma coisa que me incomoda: a desigualdade. Desigualdade de gênero, racial, no acesso à saúde e à educação. É preciso que esse mundo seja mais justo”, adiantou o presidente na sexta-feira (1º).

Além de o protagonismo em vários foros internacionais, o Brasil também ocupa a presidência do Mercosul, bloco com Argentina, Paraguai e Uruguai; sediou a Cúpula da Amazônia e é peça-chave em ações regionais na América do Sul. Informações são do Metrópoles.

Leia também:

Jerônimo se reúne com Polícia para cobrar rapidez no caso de Mãe Bernadete

Para reforma do Elevador Lacerda, Prefeitura firma contrato milionário

As agendas, contudo, esbarram nos desafios impostos por orientações políticas e engajamento de lideranças de outros países, que atuam conforme as próprias prioridades. O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional.

O foro reúne 19 países e a União Europeia (UE), tendo entre os membros nações consideradas como desenvolvidas e o novo Sul Global (antigos países em desenvolvimento).

Para se ter dimensão do peso do bloco no contexto internacional, os países que integram o G20 respondem por quase 80% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e 70% da população global, concentrando aproximadamente 75% do comércio internacional.

Siga o PNotícias no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.


source

PIATÃ FM - 94,3