Cancel Preloader

PS Notícias

Formado por mulheres, Movimento Exploesia realiza espetáculo nesta quinta no Espaço Xisto

 Formado por mulheres, Movimento Exploesia realiza espetáculo nesta quinta no Espaço Xisto

wp header logo 767.png

Compartilhe

Em 2025, o Movimento Exploesia — coletivo poético formado por mulheres que transformam palavras em arte — completa 10 anos de trajetória e resistência poética. Para celebrar a data e a 100ª edição do grupo, o Exploesia realiza um espetáculo especial no dia 22 de maio, às 19h, no Espaço Xisto, localizado na Biblioteca Central dos Barris, em Salvador.

A noite promete ser um encontro memorável de poesia, música, dança e performances teatrais autorais, reunindo diferentes gerações de artistas em uma celebração da arte e do afeto.

Criado em janeiro de 2015 por Vitória Régia, Dilu Machado e Emanuela Carvalho, o Exploesia tem como marcas a interdisciplinaridade artística, o protagonismo feminino e uma atmosfera de leveza, acolhimento e inclusão.

Seu nome já traduz sua proposta: uma verdadeira “explosão de poesias”. Ao longo de uma década, mais de 40 mulheres — entre poetas veteranas, artistas plurais e novas vozes da cena literária baiana — deram vida ao movimento.

Com edições mensais realizadas em cafés, restaurantes e centros culturais de Salvador, o Exploesia também se reinventou durante a pandemia. Na época, o grupo promoveu lives poéticas quase diárias no Instagram para manter o vínculo com o público e entre as integrantes.

Trajetória Movimento Exploesia

Entre os momentos marcantes da trajetória estão o lançamento da Antologia Exploesia (2017), a apresentação no Teatro Café Rubi (2019) e a participação na Flipelô 2023, com homenagem à poeta Clotilde Sampaio, mentora póstuma do grupo. Em 2024, o legado de Clô ganhou vida com o lançamento do livro “A Infinita Clô”, na Academia de Letras da Bahia.

O ingresso ao movimento acontece de forma orgânica, por meio da presença frequente nas edições mensais. Ele culmina em um ritual simbólico de “empossamento”, no qual a nova integrante é acolhida com a declamação de seus poemas pelas companheiras. Na ocasião, ela recebe um boá colorido, símbolo da chegada ao palco-poema do Exploesia. Embora aberto à participação masculina, o grupo é essencialmente feminino — e brilhantemente plural.

Assim, o espetáculo contará com a presença de todas as gerações de exploéticas, além da participação especial da Escola Prazer de Dançar, parceira artística. Como já é tradição, os preparativos envolvem ensaios intensos, assim como as macarronadas dominicais, momentos de criação e confraternização.

Foto: Divulgação/Espaço Xisto Bahia

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.