Cancel Preloader

PS Notícias

Fuzuê abre festejos de Carnaval em Salvador com foliões no Circuito Tapajós

 Fuzuê abre festejos de Carnaval em Salvador com foliões no Circuito Tapajós

wp header logo 670.png

Compartilhe

Foi dada a largada para a maratona de Carnaval em Salvador, neste sábado (22), com a realização do Fuzuê, no Circuito Orlando Tapajós (Ondina-Barra). De hoje até o Arrastão da Quarta-Feira de Cinzas, no dia 5 de março, serão 12 dias consecutivos de festa na cidade.

A tarde/noite deste sábado foi marcado pela principal característica do Fuzuê, movimento sem cordas que leva tradicionais bandas de sopro, percussão e grupos culturais diversos para a Avenida Oceânica. O evento antecipou, para baianos e turistas, um pouco da magia e animação da folia na capital baiana, que começa oficialmente na próxima quinta-feira (27).

Pela Avenida Oceânica, grupos diversos usaram e abusaram das fantasias e desfilaram com animação. Foi possível ver capoeiristas, pessoas vestidas de smurfs, palhacinhos, fantasias egípcias, acrobatas, fanfarras, descendentes de indígenas caracterizados e blocos afro. As cores e ritmos atraíam a atenção do público, crianças brincavam com espumas e confetes enquanto as bandinhas e grupos culturais passavam.

O Fuzuê contou com a participação de 44 grupos culturais, entre eles a banda A Mulherada, as Quadrilhas Juninas Forró Mandacaru, Forró Asa Branca e Forró do Luar, a Charanga Tamirzinho Kdis, a Escola de Samba Filhos da Feira, o Boi Tricotado, os Grupos Culturais Commanches do Pelô e Mascarados Maralegria, o samba junino Tô Aê, o grupo Paroano Sai Milhó, o Pierrot Tradição de Plataforma e os Afoxés Ayralogum, Babá Afoman, Filhos De Korin Efan, Korin Nagô e Relíquias Africanas.

O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, comentou o movimento que, segundo ele, preserva a tradição do Carnaval e forma, desde cedo, os futuros foliões.

“O Fuzuê é o abre-alas do Carnaval. Hoje temos aqui várias entidades culturais participando, é muito colorido e muito interessante, porque famílias inteiras vêm, muita gente fantasiada, crianças, idosos. Você vê até carrinho de bebê”, disse ele.

“Com essa iniciativa, preservamos a tradição do Carnaval, formando o que eu chamo de folião do futuro para a sustentabilidade da festa. Tendo contato com o Carnaval de rua já desde cedo, as crianças, em breve, certamente serão grandes foliões também para a preservação dessa festa tão importante para a nossa cidade”, completou.

Tem Furdunço neste domingo

Neste domingo (23), o Furdunço leva 59 atrações para o mesmo circuito, a partir das 14h. Dentre os presentes estão o grupo BaianaSystem, Tuca Fernandes, É o Tchan, Targino Gondim, Armandinho e os Irmãos Macedo, Parangolé, Kart Love, Babado Novo, Daniel Vieira, Mambolada, Daniela Mercury, Escandurras, Mudei de Nome, Filhos de Jorge e Olodum.

Para os dois eventos, a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial de serviços envolvendo diversos órgãos municipais. O atendimento médico dos foliões, por exemplo, está garantido com a instalação de dois módulos de saúde, sendo um no Farol da Barra, com 20 leitos de observação e um de estabilização, e outro no Morro do Gato (Ondina), com 11 leitos, sendo um de estabilização.

As estruturas estão abertas das 15h às 6h no Fuzuê, e das 12h às 6h no Furdunço. “Estamos prontos para iniciar a operação completa dos postos de saúde do Carnaval onde serão garantidos todo cuidado necessário ao folião. Às 15h demos o pontapé para as atividades do pré-Carnaval”, declarou o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rodrigo Alves, que foi acompanhar o funcionamento dos módulos.

As ações também envolvem o monitoramento do trânsito pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e de transporte pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob); a segurança urbana e prevenção à violência pela Guarda Civil Municipal (GCM); a assistência social pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre); o ordenamento de ambulantes pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop); a fiscalização de estabelecimentos e monitoramento da poluição sonora pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur); a limpeza pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb); e o reforço na iluminação pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip/Semop), dentre outras ações.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3