Homem é flagrado pendurado em semáforo para roubar cabos em avenida de Salvador
Um homem foi flagrado pendurado em um semáforo na Avenida Jorge Amado, bairro do Imbui, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (28). O suspeito aparece, em plena luz do dia, roubando cabos do equipamento.
O registro foi compartilhado pela Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), que lamentou os prejuízos.
“Impressiona cidadãos de Salvador pelo atrevimento do homem, que parece ignorar qualquer risco para obter cabos de um semáforo. O equipamento foi danificado e a Transalvador, mais uma vez, despenderá equipe e recursos públicos para o reparo”, publicou o órgão municipal nas redes sociais.
Ao PS Notícias, a Guarda Civil Municipal informou que não foi acionada para a ocorrência.
Prejuízo milionário
Em 2023, o furto de cabos elétricos destinados à iluminação pública provocou em Salvador um prejuízo de mais de R$ 2 milhões. O gasto extra para a reposição de materiais de manutenção da rede poderia ser utilizado para a ampliação de outras ações municipais ligadas ao setor.
Apenas no primeiro trimestre de 2024, 165 ocorrências de furtos de cabos já foram contabilizadas pelo órgão, totalizando um prejuízo de R$ 325 mil. Em todo o ano passado, houve 1.248 registros, quase 30% a mais que em 2022, quando foram somados 965 casos.
Entre os locais com maior incidência de vandalismo estão as principais bases de tráfego da cidade, como as avenidas ACM, Paralela, Vasco da Gama, Suburbana, Octávio Mangabeira, Bonocô e Rua Lucaia.
Crime
De acordo com o artigo 163 do Código Penal, destruir, inutilizar ou deteriorar o patrimônio público é crime, com pena de detenção de um a seis meses, ou multa. O cidadão que flagrar ações do tipo pode entrar em contato com os principais canais da Prefeitura, como a plataforma Fala Salvador, acessada por aplicativo instalado em smartphones, neste link, ou telefone 156. A polícia também pode ser acionada pelo 190.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.