Hub Salvador lança Programa de Inovação Aberta com foco em colaboração entre empresas, startups e setor público

wp header logo 511.png
O Hub Salvador lançará, na próxima segunda-feira (16), o Programa de Inovação Aberta, uma iniciativa que visa promover parcerias estratégicas entre empresas, setor público, organizações de fomento, startups e centros de pesquisa. O objetivo é estimular o uso de metodologias colaborativas na solução de desafios reais do mercado, impulsionando o desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto coletivo.
Cedido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SEMIT), e sob a gestão do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CEPEDI), o Hub Salvador “é um ambiente catalisador e facilitador de conexões, que busca impulsionar a inovação no ecossistema de inovação e empreendedorismo de Salvador e RMS.
“O lançamento do Programa de Inovação aberta marca uma nova fase de entregas do Hub para o ecossistema da capital baiana”, resume o CEO e coordenador executivo do Hub Salvador, Antonio Rocha. Com essa iniciativa, o Hub Salvador “reafirma seu compromisso com a construção de uma cultura de inovação aberta e colaborativa, reconhecendo o protagonismo das micro e pequenas empresas nesse processo — especialmente no mês em que se comemora o Dia Nacional das MPMEs Inovadoras, em 27 de junho”, completa Rocha.

Plataforma redes
Durante o evento “Conexões que Inovam: Lançamento do Programa de Inovação Aberta do Hub Salvador” será apresentada a Plataforma Redes, uma ferramenta digital desenvolvida para aproximar os diversos agentes do ecossistema, promovendo colaboração e compartilhamento de projetos e desafios.
Com início às 14h, o encontro será realizado no próprio espaço do Hub e reunirá representantes de empresas, startups, universidades, governo e demais agentes interessados em inovação colaborativa. A programação terá início com a palestra “Inovação Aberta na Prática: Parcerias que Movem o Mercado”, ministrada por Andreza Rocha, que abordará como empresas e startups podem cocriar soluções, destacando exemplos reais e o potencial transformador das parcerias no mercado. Andreza é fundadora e diretora executiva da AfrOya Tech Hub. Uma das personalidades negras mais influentes da Lusofonia pela Bantumen/Powerlist. Reconhecida como Linkedin Top Voice em Inteligência Artificial 2023.
Fomentos e Financiamentos
Às 15h, o talk de Cássio Rodrigues Juvenal e Douglas Freitas Costa “Fomentos e Financiamentos: Oportunidades para MPMEs que Inovam” apresentará uma visão geral sobre políticas públicas e editais de fomento, bem como de linhas de financiamento voltadas para micro e pequenas empresas que atuam com inovação. Cássio tem formação em Administração, com MBA em Gestão de Projetos e já atuou como Agente autônomo de investimos na B3. Atualmente, atua como Gerente de Produtos e Serviços no Hubine – Hub de Inovação do Banco do Nordeste do Brasil. Assim, ele é responsável pela análise dos projetos de inovação financiados pelo banco.
Douglas é analista regional responsável pelas ações de fomento e relações institucionais da FINEP no escritório Nordeste e Bahia. Advogado e contador, tem especializações na área jurídica e financeira. Além disso, ele tem experiência na FINEP desde 2012, sempre atuando na área de acompanhamento, execução e gerência de projetos, tanto financeiramente quanto tecnicamente.
Às 15h45, acontece o lançamento do Programa de Inovação Aberta do Hub Salvador, com a apresentação de diretrizes, metas, parcerias estratégicas e os próximos passos.
Às 16h15, acontecerá a Plataforma Redes, ferramenta digital voltada à integração dos diversos atores do ecossistema de inovação. Ela permite a construção de redes de colaboração em projetos e desafios compartilhados. O evento se encerra às 17h, com um momento dedicado ao networking, fortalecendo os laços entre os participantes.
>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.