Cancel Preloader

PS Notícias

Ídolo do basquete brasileiro, Amaury Pasos morre aos 89 anos

 Ídolo do basquete brasileiro, Amaury Pasos morre aos 89 anos

wp header logo 403.png

Compartilhe

Lenda da Seleção Brasileira de Basquete, Amaury Pasos morreu na madrugada desta quinta-feira (12), um dia após completar 89 anos. A causa não foi divulgada, mas, ele estava ao lado da família no ato do falecimento. A Confederação Brasileira de Basquete confirmou a morte.

“É com profundo pesar e coração apertado que informamos a partida de Amaury Pasos, 89 anos, um dos maiores da história. Amaury partiu ao lado da família, deixando saudade imensa, mas a certeza de que seu legado e seus feitos são ETERNOS! Amaury é história. Amaury é o basquete”, publicou a confederação.

Com a seleção brasileira, Amaury foi bicampeão mundial em 1959 e em 1963, no Chile e no Brasil, e também uma peça fundamental na medalha de bronze nas Olimpíadas de Roma-1960 e Tóquio-1964. No entanto, foi no Corinthians que ele viveu a melhor fase da carreira quando, entre 1966 e 1972 e conquistou 12 títulos.

Em 1991, o atleta foi um dos 50 maiores jogadores da história do basquete da Federação Internacional de Basquete e, em 2007, introduzido no Hall da Fama do basquete. Além disso, a Fiba considera Amaury Pasos como o único homem a ser melhor atleta de uma Copa do Mundo de basquete. Além disso, o craque ganhou um busto no Parque São Jorge, no mês de outubro.

Nas redes sociais, entidades e personalidades lamentaram a perda do ícone do basquete brasileiro.

“Amaury foi um gigante, um homem na vida e uma lenda no basquete. Tenho a satisfação de tê-lo tido como amigo e também como técnico. Um dos maiores não só do Brasil, mas como da história. É uma perda irreparável. Nosso corpo tem prazo aqui na Terra, mas o legado dele é eterno e suas histórias e feitos serão lembrados por gerações”, lamentou Guy Peixoto, presidente da Confederação Brasileira de Basquete.

“A Confederação Brasileira de Basketball lamenta profundamente a perda irreparável e presta seus pêsames aos filhos, netos e toda a família Pasos, dando um abraço apertado e desejando que a graça divina console o coração de todos. A presidência decreta luto de três dias na entidade”, diz a entidade, em nota.

“Considerado por muitos um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, Amaury Antônio Pasos atuou no Timão de 1966 a 1972, além de representar a Seleção Brasileira em Mundiais e Jogos Olímpicos. O Corinthians se une aos fãs, familiares e amigos neste momento de luto”, disse o Corinthians.

Foto: Reprodução/X @corinthiansbskt

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3