Cancel Preloader

PS Notícias

Já ouviu falar em PrEP e PEP? Especialista explica métodos gratuitos que ajudam a evitar o HIV

 Já ouviu falar em PrEP e PEP? Especialista explica métodos gratuitos que ajudam a evitar o HIV

wp header logo 956.png

Compartilhe

Você já ouviu falar na PrEP? A sigla vem de profilaxia pré-exposição e se refere a um método eficaz para prevenir a infecção pelo HIV. Durante entrevista ao programa Toda Hora, da Salvador FM, nesta segunda-feira (26), a gerente especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Helena Cristina, explicou como funciona a estratégia e destacou os serviços disponíveis na capital baiana.

“Hoje em dia nós temos o que chamamos de prevenção combinada. Até a década de 80, 90, talvez a única forma de prevenção conhecida fosse a utilização do preservativo”, afirmou Helena. “O preservativo é extremamente importante porque, além do HIV, ele também combate outras ISTs, como sífilis, hepatites e tudo mais”, completou.

Com o avanço da ciência, o Ministério da Saúde passou a oferecer a PrEP pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O método é indicado para pessoas com risco aumentado de exposição ao HIV, como aquelas que frequentemente deixam de usar preservativo.

“O PrEP é indicado para as pessoas que têm um risco aumentado de exposição ao HIV, ou seja, indivíduos que frequentemente esquecem a utilização do preservativo. Nesse caso, é importante que realize a profilaxia pré-exposição”, explicou a gerente. “Essa profilaxia tem que ser acompanhada por um serviço de saúde para que a pessoa receba as devidas instruções”.

Foto: Ludmilla Souza/Agência Brasil

Serviço em Salvador

Em Salvador, o serviço está disponível nos SAIs Marechal Rondon, São Francisco e Liberdade. “Lá tem uma equipe multiprofissional com médicos, infectologistas, assistentes sociais, psicólogos, que vão fazer toda a orientação e também todo o acompanhamento necessário”, pontuou.

Além da PrEP, a rede municipal também oferece a PEP — profilaxia pós-exposição — voltada para situações em que a exposição ao vírus já aconteceu.

“Foi um relacionamento sexual sem o preservativo? Foram vítimas de violência sexual? Nesse caso, utiliza a PEP”, orientou a especialista. “E a PEP tem um período de utilização, que é de 0 a 72 horas após a exposição, e ela está disponibilizada em cinco UPAs da nossa capital”, frisou.

Veja vídeo:

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

source

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.