‘Janjômetro’: deputado cria plataforma para fiscalizar gastos da primeira-dama
O deputado estadual por São Paulo, Guto Zacarias (MBL), lançou o site “Janjômetro“, com o propósito de fiscalizar os gastos da primeira-dama, Janja da Silva, esposa do presidente Lula (PT). Na plataforma, os interessados podem se cadastrar fornecendo informações como nome, e-mail, telefone e senha, para acompanhar os valores associados à primeira-dama.
A página inicial do site exibe um marcador que aponta um valor superior a R$ 63 milhões, acompanhado de um desenho caricatural de Janja e a frase: “medindo quanto ela esbanja seu suor”. A iniciativa, segundo Zacarias, busca oferecer transparência e permitir que cidadãos acompanhem os gastos vinculados ao governo.
Na última segunda-feira (2), o deputado publicou no X (antigo Twitter) que o Janjômetro já havia registrado 150 mil cadastros. “São mais de 100 acessos por minuto, mais de 150 mil pessoas cadastradas se atualizando sobre as gastanças da primeira-dama”, afirmou.
A criação do site gerou debates nas redes sociais, com críticas e apoios à iniciativa. Enquanto alguns aplaudem a proposta como um exercício de controle social, outros questionam a veracidade dos dados apresentados e acusam o projeto de ser uma estratégia de ataque político.
Andressa Urach faz comentário sobre Janja e elogia primeira-dama
A criadora de conteúdos adultos Andressa Urach voltou a causar repercussão nas redes sociais. Em entrevista ao portal do jornalista Luiz Bacci, a ex-participante de A Fazenda fez declarações sobre Janja Lula, primeira-dama do Brasil e esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante a conversa, Andressa foi desafiada a escolher entre o presidente e a primeira-dama. Sem hesitar, respondeu de forma bem-humorada: “Janja! Não tenho nada contra ela, acho ela até muito bonita, até pegaria a Janja. Tô brincando”, disse.