Cancel Preloader

PS Notícias

Junho lilás: saiba importância do teste do pezinho e onde fazer

 Junho lilás: saiba importância do teste do pezinho e onde fazer

wp header logo 42.png

Compartilhe

Celebrado no mês seis, a campanha Junho Lilás tem o objetivo de incentivar o Teste do Pezinho, exame fundamental que deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

Com uma simples coleta de sangue no calcanhar do recém-nascido, o teste permite o diagnóstico precoce de doenças genéticas e metabólicas graves, que, se não tratadas a tempo, podem comprometer o desenvolvimento da criança e até levar à morte.

A médica geneticista Helena Pimentel, gerente do Serviço de Referência em Triagem Neonatal da Apae Salvador, reforça que o Junho Lilás é um momento estratégico para lembrar a importância do teste e de todo o processo que o envolve.

“O período é dedicado a enfatizar não só a realização do exame, mas também a busca ativa e o início imediato do tratamento nos casos confirmados. Nosso objetivo é detectar precocemente doenças que podem causar danos irreversíveis à saúde do bebê”, pontua a especialista.

Histórico

Somente em 2024, foram realizados 138.460 testes, o que representa uma cobertura de 86,79% dos nascidos vivos no estado, percentual superior ao registrado em 2023, quando a cobertura foi de 86,21%. Ao todo, já são mais de 4,1 milhões de bebês triados desde o início do programa da Apae.

O exame integra um programa de prevenção de agravos à saúde do bebê e está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as doenças triadas estão: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia de Suprarrenal, Deficiência de Biotinidase, Aminoacidopatias – como a Doença do Xarope de Bordo – e Toxoplasmose Congênita.

Muitas dessas são doenças raras, cujo tratamento precoce faz toda a diferença na qualidade de vida e no desenvolvimento da criança.

Desde 2001, a Apae atua como Serviço de Referência em Triagem Neonatal na Bahia, sendo responsável pelo diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos casos confirmados.

Em mais de duas décadas de trabalho, quase 10 mil bebês e suas famílias foram beneficiadas pela instituição com intervenções precoces, que garantiram melhorias significativas na saúde e ajudaram a evitar sequelas permanentes e até óbitos.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

source

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.