Cancel Preloader

PS Notícias

Lula barra mudança no limite de idade para ingresso na Polícia Militar

 Lula barra mudança no limite de idade para ingresso na Polícia Militar

wp header logo 127.png

Compartilhe

Nesta quarta-feira (7), o presidente Lula vetou integralmente o projeto de lei nº PL 1469/20, que pretendia unificar, em todo o país, o limite de idade para o ingresso nas carreiras de policial militar e bombeiro militar. A proposta aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado previa a idade fixa de 35 anos para ingresso de oficiais e praças e 40 anos para oficiais médicos, de saúde ou com outras especializações.

Atualmente, cada estado possui seu critério etário para entrada nas forças de segurança, mas o limite de idade varia entre 25 e 35 anos.

Justificativa

Na mensagem publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, o presidente Lula informou que decidiu vetar o texto após consulta ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Advocacia-Geral da União (AGU).

Segundo o governo, o projeto é inconstitucional e contraria o interesse público.

O texto do veto sustenta que a “uniformização rígida nacional da idade máxima de ingresso na polícia militar e no corpo de bombeiros militar” afronta a autonomia dos entes federados, extrapola o conceito de norma geral, viola o princípio da razoabilidade e compromete a capacidade de gestão dos efetivos estaduais.

Agora, o veto presidencial será analisado pelo Congresso Nacional em sessão conjunta de deputados e senadores ainda a ser marcada.

Reação

O veto do presidente Lula gerou reações no Congresso Nacional. O deputado federal baiano Capitão Alden (PL) criticou a decisão do Palácio do Planalto.

Segundo o parlamentar, o veto ignora a realidade das forças de segurança e frustra expectativas de milhares de candidatos.

“O presidente Lula opta por fechar portas para brasileiros que querem servir à sociedade. Esse veto é um desserviço à segurança pública e desrespeita o esforço do Congresso em corrigir distorções que excluem profissionais plenamente aptos”, afirmou Alden.

Para o deputado, é incoerente falar em valorização da segurança pública e, ao mesmo tempo, vetar um projeto que ampliaria o acesso às corporações. “Lula prefere a caneta ideológica à necessidade real dos Estados”, apontou o legislador.

source

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.