Lula demite Nísia Trindade e confirma Alexandre Padilha no Ministério da Saúde

wp header logo 769.png
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta terça-feira (25), Nísia Trindade do Ministério da Saúde. Agora, o posto fica nas mãos de Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais. As informações são da CNN.
Padilha voltará ao Ministério da Saúde após mais de 10 anos, já que comandou a pasta entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2014, durante o governo de Dilma Rousseff (PT).
Desde o início do governo, Nísia Trindade vinha sofrendo pressões e queixas por parte de membros do Congresso, que queriam dar um viés mais político à pasta e concretizar entregas consideradas prioritárias para Lula.
Essa é a oitava troca na Esplanada dos Ministérios no terceiro mandato do petista.
Nísia foi anunciada ainda na transição de governo, em dezembro de 2022, e foi a primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde. Anteriormente, ela havia presidido a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Na instituição, Nísia coordenou as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Brasil, além de criar o “Observatório Covid-19”, que monitora e divulga informações e notícias sobre a pandemia.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.