Cancel Preloader

PS Notícias

Lula nomeia embaixadores para 7 países; veja lista

 Lula nomeia embaixadores para 7 países; veja lista

wp header logo 743.png

Compartilhe

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou novos embaixadores para representar o Brasil em capitais de sete países. A oficialização aconteceu na manhã desta sexta-feira (27).

Agora, os novos nomes irão assumir Eslovênia, Chipre, Turquia, Senegal, Suriname, Geórgia e Gabão.

VEJA LISTA DOS NOVOS EMBAIXADORES:

Ela irá atuar na Eslovênia. Maria Izabel é graduada em Letras, Tradução e Interpretação, Língua Inglesa e concluiu a preparação para a carreira diplomática em 1985. Atualmente, ela é cônsul-geral em Houston, nos Estados Unidos da América. No entanto, em seu currículo conta o mesmo serviço em Genebra (Suíça), em Assunção (Paraguai) e em Roma (Itália).

Escolhida para Chipre, Ana Maria é formada em Direito e História pela Universidade de São Paulo (USP). Ela faz parte do Instituto Rio Branco desde 1993 e dirige o Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos, a Divisão de Atos Internacionais e a Coordenação-Geral de Mecanismos Interregionais do Itamaraty. No exterior, a indicada atuou em representações brasileiras na Itália, no Uruguai e na Inglaterra.

Escolhida para a Turquia, Gilda Ele se formou em Administração de Empresas pela Universidade Vila Velha (UVV), no Espírito Santo, em 1986, e possui uma especialização em gestão de qualidade e planejamento. Em 1996, entrou para o Instituto Rio Branco (IRBr) e, em 2007, concluiu o curso de altos estudos da instituição. Atuou em diversas missões diplomáticas, incluindo as embaixadas do Brasil em Roma, Teerã e Moscou, além de ter trabalhado na missão do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York. Em 2022, assumiu a direção do Departamento de Organismos Internacionais, cargo que ocupa atualmente.

Para o Senagal, Daniella foi nomeada.

:Ela teve uma experiência de seis anos na África, entre 2016 e 2022, período em que passou pelas embaixadas do Brasil em Pretória, África do Sul, e em Dar es Salam, Tanzânia. Também atuou como conselheira na embaixada brasileira em Lisboa, Portugal, entre 2012 e 2016. É graduada em História e possui mestrado em História da Política Externa. Entrou para a carreira diplomática em 1997 e, desde 2022, faz parte da Coordenação-Geral de Patrimônio e Acervos do Itamaraty.

Para o Suriname, o escolhido foi Felipe. Ele iniciou sua carreira diplomática em 1995. Ao longo de sua trajetória, trabalhou em missões brasileiras na África do Sul, nos Estados Unidos, na Irlanda, entre outras.

Carlos foi nomeado para representar o Brasil na Geórgia. Ele é formado em Ciências Políticas pelo Instituto de Estudos Políticos na França e ocupa o cargo de embaixador na Turquia desde 2020. Foi promovido a ministro de primeira classe em 2013 e atuou como embaixador na Malásia de 2015 a 2020. No Brasil, desempenhou diversas funções, incluindo chefe da Divisão de Atos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores entre 2010 e 2011, e chefe da Divisão da Europa II do mesmo ministério de 2006 a 2007.

Para o Gabão será Miguel, que é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele ingressou no Itamaraty em 1988 e atuou em representações brasileiras na Rússia e na Turquia.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3