Mais chuva: Salvador está em alerta máximo nesta quarta
A chuva segue intensa em Salvador nesta quarta-feira (27). Nas últimas horas, a Defesa Civil (Codesal) colocou a cidade em alerta máximo, devido à continuidade da condição climática, com risco para alagamento, desabamento e deslizamento de terra em vários pontos. Em 72h foram 219 mm de chuva acumulados, número que já representa o dobro da média histórica do mês de novembro, que é de 108,2.
“Já acionamos sirenes, já abrimos abrigos para recepcionar famílias das áreas de risco, e pedimos a você que fique atento e não se coloque nessa condição. Ao observar qualquer cenário que seja diferente do seu rotineiro, se afaste, disque 199 e aguarde a nossa chegada para realizar a vistoria e que sua vida seja preservada”, alertou Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Codesal.
Pituaçu (104,2mm), Imbuí (101,8mm) e Boca do Rio (99,2mm) foram os bairros que mais registraram acumulado de precipitação no intervalo de 12h.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, explica que em algumas localidades já choveu mais que o triplo da média histórica para o mês, a exemplo da avenida San Martin (369 mm), Retiro (360 mm), Saboeiro (347 mm), Cabula (346 mm), Pau Miúdo (364 mm), Arenoso (339 mm) e São Gonçalo (339 mm). Ele alerta que a população deve ficar atenta.
“O cenário do início dessa quarta-feira não é diferente. Nas últimas horas nós contabilizamos mais de 30 milímetros nos bairros da região norte, como Flamengo, Cassange, São Cristóvão e também do Subúrbio Ferroviário. O solo já está bastante encharcado. Já houve deslizamento de terra, nós já acionamos sirenes, já abrimos abrigos para recepcionar famílias nas áreas de risco e pedimos que a população fique atenta. Qualquer cenário que seja diferente do seu normal, se afaste, acione o 199 e aguarde a nossa chegada com engenheiros, arquitetos, geólogos para realizar a vistoria”, afirmou.
A Codesal passou a atuar no nível de alerta máximo, na noite de desta terça-feira, acionando as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme das localidades de Baixa do Cacau, Bom Juá, Voluntários da Pátria, Vila Picasso e Calabetão devido ao risco de deslizamento de terra após o registro de acumulados de chuva forte e muito forte. Foi solicitado que os moradores deixassem as suas casas e se dirigissem aos locais de acolhimento previamente estabelecidos em simulados de evacuação.
Como está o trânsito com a chuva na capital baiana?
Segundo o radar em tempo real do Google Maps, ao menos 10 avenidas apresentaram lentidão, gerando atrasos de 7 a 30 minutos.
A Transalvador alerta para pista molhada e trânsito congestionado na Av. Paralela, imediações da Rodoviária, Largo dos Mares, Largo da Calçada e Av. Bonocô.
Desabamento de casarão
Devido às condições climáticas, parte de um casarão desabou na noite desta terça-feira (26) na Avenida JJ Seabra, a Baixa dos Sapateiros, no Centro Histórico de Salvador. O imóvel localizado na esquina com a Ladeira da Saúde funciona como ponto comercial.
Todavia, o acesso à região, no sentido para quem vem do Aquidabã, está interditado.
Outras ocorrências
Uma árvore caiu no Alto de Ondina, próximo ao Hospital, Jorge Valente, impedindo, portanto, a locomoção no na região. A Transalvador e Coelba estão no local.
Diversos bairros, como por exemplo, Sete Portas, Boca do Rio, Paripe, Ribeira e Pernambués também registraram pontos de alagamento.
Confira registros da Codesal até às 8h:
- AMEACA DE DESABAMENTO: Cidade Baixa e Pau da Lima
- AMEACA DE DESLIZAMENTO: Itapuã/Ipitanga, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima, Liberdade
- ARVORE AMEACANDO CAIR: Pau da Lima
- ARVORE CAÍDA: Barra/Pituba
- DESABAMENTO DE MURO: Centro/Brotas
- DESABAMENTO PARCIAL: Valéria 1 1
- DESLIZAMENTO DE TERRA: Centro/Brotas e Pau da Lima
- GALHO DE ÁRVORE CAÍDO: Subúrbio/Ilhas
Como fica Salvador nos próximos dias?
A expectativa é que a frente fria deixe a capital baiana a partir desta quarta, no entanto, há chances de pancadas de chuva ao longo do dia, e também na quinta-feira (28).
A temperatura mínima esperada é de 25°C, enquanto a máxima não deve ultrapassar 26°C. Com a umidade do ar em 78% e uma probabilidade de chuva de 100%, é prudente se preparar para um dia molhado, já que o volume estimado de precipitação é de 18,81 mm.
Portanto, diante deste cenário, a Prefeitura tem intensificado esforços para mitigar os efeitos das chuvas, mobilizando equipes das mais diversas pastas e órgãos municipais, que estão nas ruas para adotar medidas necessárias para reduzir os impactos dos temporais para a população.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.