Cancel Preloader

PS Notícias

MP-BA pede que professora seja investigada após chamar aluno de ‘macaco’ na Bahia

 MP-BA pede que professora seja investigada após chamar aluno de ‘macaco’ na Bahia

wp header logo 400.png

Compartilhe

Uma professora acusada de racismo está na mira do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que recomendou, na quinta-feira (13), a abertura de sindicância ou procedimento administrativo disciplinar formal para apurar o caso. O crime aconteceu em abril de 2024, na Escola Municipal Santa Luzia, na cidade de Contendas do Sincorá.

Segundo a denúncia, no dia 18 de abril de 2024, a vítima do caso estava no palco do colégio, quando a professora estaria tirando fotos de vários alunos. O menor, tímido, não quis que tirassem fotos suas, tendo se escondido. Nesse momento, a denunciada teria dito “Olha aí como está escondido, sai daí seu macaco”.

De acordo com o aluno, que afirmou ter se sentido ofendido, a professora o xingou com semblante fechado. Além disso, após o xingamento da professora, outros alunos também passaram a chamá-lo de ‘macaco’.

Em outubro de 2024 o MP-BA ofereceu denúncia contra a professora e o caso tramita na Vara Criminal da Comarca de Ituaçu.

O MP-BA recomendou à Secretaria Municipal de Educação de Contendas do Sincorá e à diretoria da Escola Santa Luzia que a sindicância seja instaurada no prazo máximo de dez dias. No documento, o promotor de Justiça Leandro Carvalho Duca Aguiar também recomendou que sejam ouvidas formalmente a vítima, eventuais testemunhas e a professora investigada.

Além disso, deverão ser observadas todas as formalidades legais exigidas pelo Estatuto dos Servidores Municipais, e que, no prazo de 30 dias, seja encaminhada à Promotoria de Justiça de Ituaçu cópia do ato de instauração do procedimento, assim como as informações sobre as providências adotadas.

O procedimento foi instaurado no MP-BA para apurar o caso após recebimento de relatório encaminhado pelo Conselho Tutelar de Contendas do Sincorá, noticiando a suposta prática de racismo da professora contra o aluno.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3