Nem todo pix é golpe: veja o que seu negócio pode aprender com o Burger King
Imagine receber um pix de 1 centavo do Burger King? Estranho ou genial? Pois foi exatamente essa estratégia que o BK usou para causar burburinho nas redes sociais. Ao enviar pix para 19 milhões de clientes, a gigante do fast-food chamou atenção de todo o Brasil. Na descrição do pagamento, uma oferta irresistível: “2 BK Franguinhos por apenas R$ 0,25!”
O resultado?
Além de milhares de clientes indo às lojas, a internet só falava disso. Mas o que está por trás dessa campanha brilhante? E, mais importante, o que o seu negócio pode aprender com essa ideia inovadora?
Spoiler: essa ação pode servir de aprendizado para negócios de qualquer tamanho.
Embora a rede de fastfood tenha desembolsado cerca de R$ 190 mil para os envios, o BK economizou muito mais do que gastou, é serio! Se fosse via SMS ou WhatsApp, essa mesma campanha teria custado cerca de R$ 950 mil. Ou seja, a ideia de usar o Pix, gerou uma economia de R$ 760 mil.
Outro ponto interessante de observar foi a estratégia que rendeu mídia gratuita em diversas plataformas. Além de chamar a atenção, surpreender, provocar conversas e compartilhamentos espontâneos
Não podemos falar de estratégia, sem falar de inovação. Enquanto as marcas ainda estão explorando estratégias tradicionais, o BK apostou em algo que ninguém esperava: o PIX.
A oferta, de fato, era irresistível. Foram dois produtos por apenas R$ 0,25. O que antes era curiosidade, se transformou em ação: os clientes se sentiram incentivados a visitar as lojas e aproveitar a promoção, isso mostra um claro exemplo de experiência focada no cliente.
Uma ideia criativa vale muito mais do que um orçamento gigantesco. No final, o marketing de sucesso é aquele que conversa diretamente com o cliente, desperta curiosidade e, claro, gera resultados. Afinal, como o Burger King provou, surpreender ainda é a melhor forma de conquistar.
O Que Seu Negócio Pode Aprender com Essa Estratégia?
Então, aqui vão algumas dicas para você começar a utilizar HOJE mesmo:
- Simples ações podem ter grandes impactos
Não é necessário reinventar a roda. Assim como o BK usou um Pix de 1 centavo para causar uma repercussão nacional, pense em ações simples, mas que sejam impossíveis de ignorar. - Personalize para conectar
A descrição no Pix foi um toque de mestre: uma comunicação direta, com tom casual e uma chamada para ação irresistível. Quando você personaliza a mensagem, cria uma conexão emocional com o cliente, aumentando as chances de engajamento. - Aposte no inesperado
Campanhas fora do comum têm mais chances de capturar a atenção. Use datas comemorativas ou eventos sazonais como oportunidades para inovar, mas mantenha o foco na experiência do cliente.
A ação do Burger King levanta uma questão interessante: o pix pode se consolidar como uma ferramenta de marketing? Hoje, ele ainda é inexplorado. Para negócios de qualquer tamanho, explorar novos canais e ferramentas pode ser o diferencial necessário para se destacar. Mas fica o alerta: cuidado para não cair em golpes por aí…
*Letícia Teles é graduada em Comunicação com ênfase em Jornalismo com mais de 10 anos de experiência. Desempenhou o papel de social media em agências focadas nos nichos de hotelaria e marketing médico, além de ter participado de campanhas políticas, onde foi responsável pelo planejamento de conteúdo estratégico. Atualmente é estrategista de marketing do PSNotícias.