Olívia comemora regulamentação da Lei Moa do Katendê: ‘Nasce dos capoeiristas’
A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) celebrou a regulamentação da Lei Moa do Katendê (nº 14.341). O ato acontece, nesta terça-feira (5), no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, durante lançamento das ações do Novembro Negro, realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT)
“É uma emoção muito grande porque é uma lei que nasce da luta dos capoeiristas. É uma conquista muito importante que valoriza o ofício da capoeira na Bahia. Acaba com aquela forma precária e humilhante que muitas escolas contratavam capoeiristas na Bahia como servente, ou como auxiliar de serviços gerais. E não como mestre de capoeira. Então hoje o Governador regulamenta e ainda lança o Programa Capoeira na Escola. Com isso, dá toda dignidade e valorização que os nossos mestres precisam”, destacou a deputada.
Segundo a justificativa do projeto, as iniciativas hoje lançadas apresentam como objetivo: o reconhecimento da capoeira como atividade educativa, cultural e de esporte de participação; salvaguardar e incentivar a roda e o ofício dos mestres tradicionais da capoeira através de medidas de apoio para formação e intercâmbio nacionais e internacionais do profissionais; incentivo à inclusão do ensino da capoeira no currículo escolar.
Mestre Moa era capoeirista e morreu em 8 de outubro de 2018, aos 63 anos. O artista foi assassinado após uma discussão política.