Cancel Preloader

PS Notícias

Olívia Santana comemora decisão do STF que mantém Ivana Bastos na presidência da Alba

 Olívia Santana comemora decisão do STF que mantém Ivana Bastos na presidência da Alba

wp header logo 93.png

Compartilhe

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) celebrou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve Ivana Bastos (PSD) como presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Neste domingo (2), enquanto aproveitava o Camarote Expresso 2222, no circuito Dodô (Barra-Ondina), em Salvador, Olívia falou sobre a importância do julgamento para a democracia e para a representatividade feminina na política.

“Já era esperado que o STF tomaria essa decisão. A questão era em que prazo, qual o tempo, mas até o deputado Adolfo sabia do risco porque legalmente havia essa possibilidade objetiva. Então, hoje temos a deputada Ivana, que é fruto de uma articulação política importante que a posicionou no cargo de vice-presidenta eleita, sabendo que a qualquer momento o Adolfo poderia sair, ela se milita”, afirmou Olívia Santana.

A deputada destacou ainda o simbolismo da conquista para a luta das mulheres. “Acredito que isso é bom pra democracia. Temos uma mulher com experiência, capacidade política, que já foi presidenta da Unale, então estou muito feliz. A gente tem esse reconhecimento do colegiado da Casa que elegeu Ivana, é bom destacar isso. Ela foi eleita vice-presidente mesmo sabendo que poderia vir a ser presidenta. Isso precisa ser destacado. Em 190 anos de história, a Assembleia Legislativa agora tem a primeira mulher dirigindo aquela Casa. A vitória de Ivana nesse sentido do reconhecimento legal faz bem à democracia e a todas nós, mulheres. São caminhos que vão se abrindo, sendo pavimentados, que favorecem a democracia e a luta das mulheres por igualdade”, completou Olívia Santana.

Ivana Bastos assume cargo

A decisão do STF foi tomada na sexta-feira (28), por unanimidade. O tribunal determinou que Ivana Bastos assumisse a presidência da Alba após o afastamento de Adolfo Menezes (PSD). O ministro Gilmar Mendes lembrou que a reeleição consecutiva para o mesmo cargo na Mesa Diretora de Casas Legislativas estaduais ou municipais não pode ultrapassar o limite permitido, o que resultou na saída de Menezes do posto.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3