‘Overclean’: saiba quem são os investigados em operação da Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (10), a operação “Overclean” para investigar fraudes licitatórias e desvio de dinheiro público. Como resultado, a operação levou à prisão preventiva de 15 pessoas, de acordo com a TV Globo.
Dentre os presos provisoriamente, estão José Marcos Moura, proprietário da MM Limpeza Urbana, e Lucas Maciel Lobão Vieira, ex-coordenador do DNOCS na Bahia. Além disso, a operação determinou o afastamento de oito servidores públicos.
A Justiça Federal identificou irregularidades em contratos entre o DNOCS e a empresa Allpha Pavimentações, e constatou que a organização movimentou R$ 1,4 bilhão.
Além das prisões, as autoridades cumpriram 43 mandados de busca e apreensão em cinco estados: Bahia, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Também sequestraram R$ 162 milhões, além de bens como aeronaves e imóveis de luxo.
A Polícia Federal aponta que o esquema envolvia fraudes licitatórias, superfaturamento de contratos e desvios de recursos públicos. Investigadores descobriram que os líderes da organização tentaram destruir provas e obstruir as investigações, utilizando trituradoras e apagando dados digitais.
A denúncia também revela que os empresários Alex e Fábio Rezende Parente, juntamente com José Marcos de Moura e Lucas Lobão Vieira, lideravam a organização criminosa. A peça acusatória afirma que eles direcionavam emendas parlamentares e convênios para empresas e indivíduos ligados a administrações municipais.
Por fim, a força-tarefa contou com a participação da Polícia Federal, do Ministério Público Federal, da Receita Federal e da Controladoria-Geral da União.
Alvos de prisão preventiva:
- José Marcos Moura, empresário conhecido como “Rei do Lixo”. Policiais federais fizeram buscas na empresa dele, chamada MM Limpeza Urbana;
- Lucas Maciel Lobão Vieira, ex-coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) na Bahia;
- Flávio Henrique de Lacerda Pimenta, servidor da Secretaria de Educação da capital baiana (Smed);
- Os irmãos e empresários Alex Rezende Parente e Fábio Rezende Parente.