Cancel Preloader

PS Notícias

PF e força-tarefa prendem foragido da ‘El Patron’ na Bahia

 PF e força-tarefa prendem foragido da ‘El Patron’ na Bahia

wp header logo 29.png

Compartilhe

Um homem foragido da Justiça foi preso por agentes da Polícia Federal (PF), Ministério Público da Bahia (MPBA) e Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em Feira de Santana (centro-norte do estado), após ter o mandado de prisão cumprido.

De acordo com as corporações, o suspeito, detido no domingo (1º), estava foragido desde 7 de dezembro do ano passado, quando foi deflagrada a Operação “El Patron“.

O preso é um dos mais próximos ao líder da organização criminosa, o deputado estadual Binho Galinha (Patriota), sendo encarregado pela cobrança de dívidas, as quais são relativas às práticas de agiotagem e jogos de azar, entre outros motivos.

A Operação El Patrón desarticulou uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais de atividades ilícitas como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. Os suspeitos teriam envolvimento também com milicianos.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana/BA.

El Patrón: TJ-BA nega pedido de liberdade a homem de ‘sólido vínculo’ com deputado baiano

Na semana passada, a Primeira Câmara Criminal da 2ª Turma do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou um pedido de liberdade apresentado pela defesa de Kleber Herculano de Jesus, acusado de integrar a organização criminosa investigada pela Operação El Patrón. Com apelidos como ‘Charutinho’, ‘Charuto’, ‘Baixinho’ ou ‘Talibã’, Kleber estava foragido desde que a operação foi deflagrada em dezembro de 2023.

Sua prisão ocorreu em agosto deste ano de 2024 e foi mantida por unanimidade pelos integrantes da 2ª Turma no TJ-BA, seguindo o relatório do desembargador Baltazar Miranda Saraiva.

Três advogados foram os responsáveis por protocolar o pedido de soltura para Kleber Herculano. Eles argumentaram que não há elementos no processo que comprovem que ‘Charutinho’ seja um criminoso contumaz.

Outra justificava da defesa foi que ele é primário e possui endereço fixo de residência. Os representantes também negaram que Kleber tenha fugido da Justiça.

O desembargador Baltazar Miranda salientou que o MP-BA indicou que Kleber seria integrante do núcleo de receptação de carga roubada ou furtada da organização criminosa “comandada pelo deputado Binho Galinha”.

A atuação do acusado consistiria na aquisição de peças veiculares de origem ilícita “subsequentemente, vendidas ao casal ‘Binho Galina e Mayana’ e, por fim, expostas à venda na empresa Tend Tudo”.

A acusação do MP baiano afirma que ‘Talibã’ é detentor de “um vasto histórico criminal, especialmente relativo aos crimes contra o patrimônio”. O órgão ministerial informou que os dados extraídos da conta Apple pertencente ao deputado Binho Galinha indicaram que os dois foram, conjuntamente, proprietários de um caminhão. O levantamento também constatou que o parlamentar se dirige a ‘Charutinho’ como compadre.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3