Cancel Preloader

PS Notícias

Professores da rede municipal realizam assembleia para definir impasse da greve

 Professores da rede municipal realizam assembleia para definir impasse da greve

wp header logo 395.png

Compartilhe

Em greve, os professores da rede municipal de Salvador vão realizar uma assembleia para definir o futuro do movimento. A reunião da categoria acontece na tarde desta segunda-feira (12), às 14h, no Centro Cultural Cristã da Bahia, localizado no bairro do Costa Azul.

Na última terça-feira (6), a categoria decretou greve por tempo indeterminado em resposta a insatisfação com a proposta salarial apresentada pela prefeitura da capital baiana. O sindicato dos professores informou, por meio de nota, que recebeu a nova proposta da prefeitura no dia 29 de abril. A proposta prevê um reajuste linear de 4% no salário da categoria, divido em duas parcelas: 2% a partir de maio e 2% a partir de outubro.

Além disso, entre as reivindicações, os professores cobram pagamento do piso salarial nacional, melhores condições de trabalho, salas de aula climatizadas e valorização profissional.

Contudo, nesta quarta-feira (7), o juiz Adriano Augusto Gomes Borges, da Seção Cível de Direito Público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), declarou o movimento ilegal e ordenou, em decisão liminar, a imediata suspensão da greve. O magistrado determinou ainda que as atividades retornem num prazo de 24 horas. Caso os professores não retornem, o sindicato arcará com multa diária de R$15 mil.

Em entrevista ao Toda Hora, da Salvador FM, Marcos Barreto, dirigente da APLB-Sindicato,rebateu a decisão judicial e explicou as motivações para a realização da greve por parte dos professores da rede municipal.

“É uma decisão liminar, uma tutela provisória, então cabe recurso, sim. Mas, assim, a primeira coisa que eu tenho que informar para a população, que a única ilegalidade nesse processo é de respeito ao fato da prefeitura de Salvador não cumprir a Lei do Piso. Nós estamos em greve porque a prefeitura não paga o salário mínimo que a lei determina para os professores”, explica Marcos Barreto.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.

Fonte: PS Notícias

PIATÃ FM - 94,3

logomarca 300x210 1
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.