Professores municipais fazem enterro simbólico das ‘políticas nefastas’ do prefeito Bruno Reis

wp header logo 592.png
Professores da rede municipal de ensino de Salvador fizeram um enterro simbólico do que consideram “políticas nefastas” prefeito Bruno Reis (UB). O ato aconteceu na tarde desta sexta-feira (16), na Praça Municipal, em frente a sede da prefeitura de Salvador.
A manifestação ocorre em meio à greve decretada na semana passada pelos professores. Os docentes reivindicam o pagamento do Piso Salarial Nacional, conforme previsto em lei. Os trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pela gestão municipal, que previa um reajuste de 6,27% no salário.
“Estamos aqui para pedir que nosso prefeito tenha sensibilidade de nos atender. Estamos pedindo o que está em lei. Não é nada bom que nossos professores estejam fora da escola. Ele planta um discurso que a mãe e a avó eram professoras, e tem um respeito pela categoria, mas não é nada disso”, reclamou a professora Wancleide Santana.
A educadora também reivindica melhores condições estruturais nas escolas municipais. “São escolas muito bonitinhas por fora, mas a realidade do chão da escola é muito diferente. Seu prefeito, tenha sensibilidade e cumpra a lei”, apela.
Greve dos professores do município
A greve dos professores já dura 10 dias e afeta mais de 131 mil alunos da rede municipal de ensino. Por meio de nota, a APLB-Sindicato exige que o piso salarial do magistério, previso para R$ 4.867,77, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC), seja pago pela prefeitura. Eles alegam que gestão paga pouco mais de R$ 3.070 e enfatizam que essa defasagem já dura mais de 10 anos.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.